Questões relacionadas a equidade de gênero também tiveram espaço para debate no 8º Congresso GIFE, que aconteceu entre os dias 19 e 21 de março, em São Paulo.
Organizado pelo Fundo Brasil, Fundação Ford, Fundo Elas, Intel, Instituto Avon e Instituto Walmart, o painel “Empoderamento das Mulheres: investimentos que transformam” propôs aos convidados reflexões sobre os desafios que permeiam o tema, como violência doméstica, educação e empreendedorismo.
A exibição do documentário Girl Rising, que conta a história de meninas de diferentes países do mundo que lutam para ter acesso ao ensino e enfrentam diversas barreiras sociais, econômicas e culturais, levantou uma importante discussão: como o investimento social pode potencializar mudanças? Apresentação de dados e pesquisas inéditas completaram o debate, mostrando como o investimento em ações afirmativas em prol da equidade de gêneros no Brasil pode melhorar.
Participaram do debate Nilcéa Freire, ex-ministra da Secretaria de Políticas para Mulheres, atualmente Representante da Fundação Ford; Alessandra Ginante, presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Avon; Rosana Heringer, doutora em Sociologia pelo IUPERJ, professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, colabora da AWID e conselheira do Fundo Elas; Paulo Mindlin, dirigente do Instituto Walmart, e criador do Movimento +Mulher 360; e Rosangela Melatto, gerente de Responsabilidade Social e Empresarial na América Latina da Intel, empresa patrocinadora do filme Girl Rising.
O 8º Congresso GIFE discutiu caminhos para um investimento social transformador e reuniu durante três dias representantes do governo, academia, organizações sociais, empresas, fundos de investimento e agências multilaterais. Cerca de 70 palestrantes nacionais e internacionais e mais de 1.500 pessoas participaram das atividades.