Associação Franciscana de Defesa de Direitos e Formação Popular – AFDDFP
Amparar: Acolhimento e Fortalecimento de Familiares de Pessoas Presas
São Paulo
Objetivos e público prioritário
Promover o fortalecimento institucional da Amparar enquanto organização de referência entre familiares de pessoas presas e no campo de defesa de direitos. Além disso, o projeto pretende atuar no debate e luta contra o encarceramento em massa, considerando particularmente os efeitos da prisão provisória e da tortura na vida de presos e de seus familiares.
Contexto
O encarceramento em massa, as condições desumanas das prisões e as humilhações produzidas pelo cárcere nas vidas de presos e de seus familiares é um desafio tremendo. Se as condições das prisões são, por si, torturantes, episódios de tortura e de violência brutal no interior das prisões também se impõem como desafios. Nesse contexto, a atuação da Amparar tem o potencial de produzir informações, organizar denúncias e promover resistência contra as prisões e a desumanização que a instituição tenta impor a quem é diretamente afetado por ela. A instituição considera, assim, que o mesmo contexto que apresenta desafios, oferece oportunidades para lutar pelo fim de violações que ocorrem no encarceramento em massa.
Sobre a organização
A Amparar é um movimento social. Desde a sua fundação, em 2004, atua no acolhimento e na articulação de familiares de presos. Ao longo desses anos, mobiliza uma rede de pessoas e de instituições que compõem um campo ampliado. São apoiadores que se envolvem nas atividades, auxiliam nos encaminhamentos necessários às famílias que os procuram e constroem com a Amparar a luta pelo desencarceramento em massa e pelo fim das prisões. A missão é a defesa intransigente dos direitos humanos de adolescentes e adultos selecionados pelo sistema penal (encarcerados e sobreviventes) e de seus familiares, e a articulação destes enquanto grupo de solidariedade e de referência ao exercício da cidadania.
Linha de Apoio
Justiça Criminal (Cartas-Convite 2019)
Ano
2019
Valor doado
R$ 150.000,00
Duração
24 meses
Temática principal
Garantia do Estado de Direito e Justiça Criminal