Silenciamento e invisibilidade de suas histórias de vida são violações comuns impostas às pessoas LGBTQIA+. Uma invisibilidade que tem como consequências mais barreiras para essa população no acesso aos seus direitos fundamentais e à plena cidadania.
Para apoiar as pessoas LGBTQIA+ nas lutas por visibilidade de suas pautas e por seus direitos, o Fundo Brasil de Direitos Humanos lança o projeto @aminhatour. Concentrado em um perfil no Instagram, trata-se de um movimento de sensibilização da sociedade a partir das histórias de vivências de pessoas LGBTQIA+.
A página no Instagram.com/aminhatour traz histórias reais de pessoas que contam episódios marcantes de seu cotidiano, de sua história, suas conquistas e aprendizados, e compartilham sua visão sobre o cotidiano e o mundo.
Como participar
Além de se divertirem, se emocionarem e se identificarem com as histórias compartilhadas no perfil, seguidoras e seguidores também poderão enviar as suas próprias histórias para também serem publicadas. Além de fazerem parte do acervo do perfil @aminhatour, esses relatos poderão ser também divulgados nos outros canais de difusão de informações do Fundo Brasil.
Quem quiser participar contando a própria história deve preencher o formulário, que também está disponível na bio do perfil do projeto no Instagram. Após essa etapa, a equipe entrará em contato para confirmar a identidade da ou do autor do relato, além de confirmar a autorização da postagem. Nenhuma tour será postada no perfil sem essa autorização.
Você também pode ter sua história publicada com uma foto sua ou, se preferir, com uma ilustração ou outra imagem.
Novas histórias serão postadas, a partir de hoje, sempre às terças e sextas-feiras. Siga @aminhatour e participe!
Sobre o Fundo Brasil
O Fundo Brasil é uma fundação privada, sem fins lucrativos, com a missão de promover o respeito aos direitos humanos no Brasil, construindo mecanismos inovadores e sustentáveis que canalizem recursos para fortalecer organizações da sociedade civil e para desenvolver a filantropia de justiça social.
Apoiamos projetos selecionados por meio de editais públicos, amplamente divulgados. São contempladas propostas focadas em mobilização para a defesa dos direitos de pessoas negras, povos indígenas, populações tradicionais, população LGBTQIA+, quilombolas, mulheres, jovens, vítimas da violência de Estado e seus familiares, da população encarcerada, de trabalhadores precarizados, de comunidades impactadas por grandes obras de infraestrutura ou megaempreendimentos urbanos, entre outros.
Conheça alguns projetos de defesa dos direitos LGBTQIA+ apoiados pelo Fundo Brasil clicando aqui.