“Lutamos para que possamos ser respeitadas como pessoas pretas cidadãs, sem violação de nossos direitos”.
A frase de Dandara Costa, Kitara Rodrigues e Silvana Veríssimo é a vencedora da votação popular do Concurso de Frases do Fundo Brasil. Com 43% dos votos, o júri popular escolheu essa frase como a melhor resposta para a pergunta “Que mundo você e seu coletivo trabalham para construir?”
As integrantes da Rede Nacional de Mulheres Negras no Combate à Violência vão se juntar a outras defensoras e defensores que tiveram suas frases selecionadas para participar das projeções nas ruas de São Paulo, em dezembro. A organização é apoiada pelo Fundo Brasil no edital anual 2021 – Seguir com Direitos, que é voltado a apoio institucional, ou seja, à manutenção do trabalho que organizações, coletivos e grupos já realizam.
O Concurso de Frases “Eu Sou Você: Direitos Humanos para todas e todos” contou com a participação de 21 organizações apoiadas pelo Fundo Brasil. Foram recebidas, ao todo, 65 respostas à pergunta “Que mundo você e seu coletivo trabalham para construir?”. Destas, 36 frases foram escolhidas após uma triagem realizada pela Comunicação Institucional da fundação. Após a seleção interna, as frases foram analisadas por um comitê de especialistas formado pela jornalista Letícia Leite e o poeta Akins Kintê.
Por fazer parte das ações de comemoração de 15 anos do Fundo Brasil, 14 frases foram selecionadas para as projeções de rua. Onze frases disputaram uma vaga na ação de final de ano, por meio da votação popular. Recebemos 371 votos das cinco regiões do Brasil e, também, de fora do país, vindos do Equador, Colômbia e Uruguai. A frase vencedora ganhou 159 votos, e vai se juntar às outras 14 frases escolhidas – que serão divulgadas na semana das projeções.
De 6 a 10 de dezembro, 15 frases criadas por ativistas de direitos humanos serão projetadas nas ruas de São Paulo. A intervenção de rua será uma das atividades que o Fundo Brasil vai apresentar em alusão ao seu aniversário de atuação e ao Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Acompanhe nossas redes sociais para ver as novidades de final de ano!
Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube.