O Fundo Brasil começa a disponibilizar informações mais detalhadas sobre cada um dos 21 projetos selecionados no Edital Anual 2012. Como nos anos anteriores, a partir de agora será possível conhecer melhor as atividades propostas pelos grupos, além do histórico de atuação dos proponentes na temática em questão.
Dentro do foco de combate à discriminação e à violência institucional, serão apoiadas ações relacionadas às questões raciais e de gênero; trabalhos voltados à defesa dos direitos de povos indígenas, quilombolas e outras comunidades tradicionais, especialmente no tema do acesso a terra e território; a luta por direitos de pessoas que vivem com HIV/Aids, de crianças e adolescentes em situação de risco, e do público LGBT.
Também foram selecionadas duas iniciativas com foco nas populações impactadas pelas obras da Copa do Mundo de 2014. Clique aqui para conhecer melhor o projeto A comunidade dá as coordenadas!: mapeamentos sociais de territórios em conflitos socioambientais em Fortaleza (Ceará) e aqui para ficar por dentro da Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa e Olimpíadas: monitorando violações de direitos humanos e articulando ações integradas para resistência e participação popular.
A previsão é que as atividades comecem a partir de agosto.
Sobre Edital Específico
Além do Edital Anual, cujo resultado foi divulgado no dia 29 de junho, o Fundo Brasil encerrou no dia 23 de julho as inscrições de seu primeiro Edital Específico – Direitos Humanos e Desenvolvimento Urbano. O resultado dessa seleção será divulgado neste site a partir de 24 de setembro de 2012.