O Fundo Brasil de Direitos Humanos lança nesta quinta-feira, 15 de setembro, o Concurso Fotográfico 2022 – A luta é coletiva: em defesa dos direitos humanos. O objetivo é destacar imagens que mostram as lutas por direitos no território brasileiro, no contexto do trabalho de coletivos e organizações brasileiras, que atuam no país
A 3ª edição do prêmio fotográfico visa reconhecer a qualidade de conteúdos produzidos por grupos e ativistas de direitos humanos. Por isso, neste ano o concurso apresenta duas categorias: categoria GRUPOS APOIADOS, na qual concorrem grupos, coletivos e organizações que são ou já foram apoiadas pelo Fundo Brasil; e categoria GERAL, aberta a fotógrafos e coletivos que nunca foram selecionados para apoio pelo Fundo Brasil.
As inscrições podem ser feitas de 15 de setembro a 4 de outubro de 2022, exclusivamente online. Cada participante pode inscrever até 5 imagens. As dez melhores fotos de cada categoria serão submetidas a uma votação popular, depois de selecionadas por uma comissão de especialistas indicada pela fundação.
Clique para ler o regulamento e se inscrever gratuitamente.
As três primeiras colocadas de cada categoria serão escolhidas por votação popular a ser realizada via Google Forms, e receberão como prêmios equipamentos fotográficos (1° lugar) e kit de acessórios fotográficos para celular (2° e 3° lugar).
Sobre o Fundo Brasil
É uma organização independente, sem fins lucrativos e que há 15 anos apoia grupos, coletivos, defensoras e defensores dos direitos humanos em todas as regiões do Brasil. A fundação busca meios sustentáveis de destinar recursos às organizações da sociedade civil e promove atividades de formação e articulação entre os grupos apoiados. Desde 2006, foram mais de R$ 38 milhões doados, mais de 1 mil projetos apoiados em um universo de milhares de inscrições recebidas neste período.