Frente Amazônica de Mobilização em Defesa dos Direitos Indígenas – FAMDDI
Amazonas
Objetivos e público prioritário
Monitorar os territórios indígenas e reunir os povos, de diferentes comunidades para a realização do Seminário dos Povos Originários para levantar pautas e denúncias sobre o agravamento das violações dos direitos básicos para a sobrevivência física, cultura e de cidadania dos povos Madhá (Kulina) e Tücüná (Kanamari). Os resultados serão encaminhados ao Ministério Público Federal e à Rede de Advogados.
Contexto
Os povos indígenas do Amazonas continuam sendo vítimas do agravamento de violações de seus direitos básicos e vitais de sobrevivência física e cultural e de cidadania, associado também à tragédia sanitária e humanitária da pandemia E agora, agravada pela Covid-19 e pelo discurso anti-indígena do governo federal, a situação ficou ainda mais e muito mais séria e grave, com sérios processos de retrocessos e agravamentos. Por isso, decidiu-se apresentar este projeto em busca de condições materiais e financeiras para a realização do Seminário, em função da gravidade e urgência da situação. Os resultados do seminário serão encaminhados ao Ministério Público Federal e mais especificamente à Rede de Advogados Indígenas.
Sobre a organização
A Frente Amazônica de Mobilização em Defesa dos Direitos Indígenas – FAMDDI é uma rede composta por organizações indígenas e indigenistas do Estado do Amazonas criada no final de 2018, com objetivo de unir forças e capacidades na defesa dos direitos dos povos indígenas no Estado desde a eleição do governo anti-indígena e anti meio ambiente. A missão desta rede é unir os esforços, os conhecimentos, as experiências na defesa incontestável dos direitos humanos.
Linha de Apoio
SOS Amazônia
Ano
2022
Valor doado
R$ 50.000,00
Duração
3 meses
Temática principal
Direitos dos povos indígenas