Está aberto o período de envio de projetos para o edital “Enfrentando o Racismo a partir da Base 2024”. Serão selecionados pelo menos 25 propostas de coletivos e organizações de base para receber doações de até R$ 50 mil cada. O recurso é destinado a fortalecimento institucional, o que significa que pode ser usado da forma como o grupo proponente considerar mais relevante para a manutenção e continuidade de seu trabalho de enfrentamento ao racismo. No total, serão doados pelo menos R$ 1.250.000,00.
Clique aqui para ler agora o edital e saber como se inscrever.
As inscrições vão de 2 de fevereiro a 25 de março e podem ser feitas apenas online. No texto do edital você encontra o link para o Portal de Projetos, onde está o formulário. Grupos que já inscreveram algum projeto em editais do Fundo Brasil têm perfil na ferramenta: basta inserir o nome de usuário e senha. Se não lembra a senha, basta clicar correspondente e recuperar o acesso. Quem nunca inscreveu projetos deve clicar em Primeiro Acesso.
Tutoriais de como acessar o Portal de Projetos estão linkados no texto do edital.
Temas prioritários. Este é o quarto edital “Enfrentando o Racismo a Partir da Base”. Defesa dos direitos de mulheres e pessoas LGBTQIA+ negras, casas e terreiros de matriz africana, comunidades e lideranças quilombolas e combate ao genocídio da juventude negra estão entre os temas prioritários para apoio.
Mas projetos com outros enfoques que tragam abordagens criativas, inovadoras ou multiplicadoras para o enfrentamento ao racismo em suas múltiplas manifestações podem ser inscritos.
Os resultados serão divulgados a partir do dia 21 de maio. Para acessar a página do edital, clique aqui.