A emergência climática tem afetado o desenvolvimento e violado direitos de crianças, adolescentes, adultos e idosos no Brasil e no mundo, causando ainda mais desigualdades e violações. Secas extremas prolongadas, junto das queimadas, dificultam o acesso à água e prejudicam a alimentação. Chuvas excessivas, alagamentos e enchentes desabrigam, forçam deslocamentos e isolam pessoas. Poluição, ondas de calor e inundações geram doenças.
Em meio ao crescente número de desastres climáticos nos últimos tempos, o Fundo Brasil de Direitos Humanos convida a sociedade civil a refletir sobre o que é possível fazer hoje, pelo futuro do planeta.
A campanha O Mundo que queremos, lançada este mês, alerta a população sobre as urgências de ações individuais e coletivas para a preservação do meio ambiente. A proposta é captar recursos e disponibilizar a grupos e organizações que atuam no enfrentamento da crise climática e as violações de direitos humanos, como aumento da insegurança alimentar, racismo ambiental, questões territoriais e de saúde.
Clique aqui para participar da campanha!
“Essa é também uma oportunidade da pessoas conhecerem as diferentes ações que o Fundo Brasil apoia, fortalecendo grupos e projetos que estão lutando todos os dias contra a crise climática e como a doação de recursos é fundamental para que essas pessoas possam atuar diariamente na defesa da vida e do meio ambiente, principalmente nos lugares onde vivem pessoas mais vulnerabilizadas, como as populações negras, periféricas, crianças e idosos”, destaca Vania Schoemberner, Gerente de Relacionamento com a Sociedade.
Leia mais sobre o assunto na Brasil de Direitos: Aquecimento global: perguntas e respostas para entender a crise climática
A campanha ainda busca reforçar que, juntos, é possível potencializar ações de impacto positivo e, por isso, convida os brasileiros a se unirem a este movimento pelo clima.
Teste seus conhecimentos
Por meio de redes sociais, a equipe do Fundo Brasil vai levar à população informações que mostram a urgência da pauta ambiental e como é possível ter esperança para uma mudança positiva. A iniciativa ainda inclui imagens, mensagens e ideias inspiradoras para transformar a nossa relação com o meio ambiente, com a vida e convoca a todos para a doação, a fim preservar o meio ambiente e os direitos fundamentais.
Um Quiz também foi preparado para que internautas testem seu conhecimento sobre os hábitos do cotidiano e as mudanças climáticas.
Clique aqui e participe agora!
Ao apoiar o Fundo Brasil, você pode ser um agente de transformação se conectando a coletivos e projetos que se mobilizam por justiça climática, transição energética e pela defesa dos direitos humanos.
Ao longo dos anos, a fundação já apoiou mais de 1.700 projetos e respostas emergenciais que impactam diretamente comunidades em vulnerabilidade.
Para participar da Campanha O Mundo que queremos clique aqui.