Associação dos Moradores da Zona Rural de Mulungú
Dignidade aos agricultores familiares da Agrovila de Leo-Lândia - Mulungú
Paraíba
Objetivos e público prioritário
Viabilizar condições para que os agricultores familiares da agrovila de Leo-Lândia exercessem sua plena cidadania, com promoção de acesso a recursos e serviços públicos e capacidade de defesa contra a discriminação sofrida em razão de condição econômica desfavorável foi a proposta do projeto.
Atividades principais
- Capacitações em direitos civis e sociais e seus desdobramentos
- Conversas com gestores públicos
- Diagnósticos socioeconômico e ambiental das comunidades
- Seminário final
Contexto
A comunidade de Leo-Lândia havia sido formada há pouco mais de 10 anos e era constituída por cerca de 120 famílias. Os moradores vinham enfrentando discriminação no acesso a políticas públicas, em parte pelo isolamento causado por intervenção local de uma política partidária que atuava apenas em benefício próprio. Fazia-se necessário um trabalho de conscientização sobre direitos e cidadania, para quebrar o ciclo de submissão a favores em que as famílias se encontravam.
Sobre a organização
Sua função é melhorar a vida da população rural e intermediar negociações entre a prefeitura de Mulungú e os moradores. Parte do trabalho é no sentido de fortalecer a união dos moradores por meio de mutirões pela manutenção e boa produtividade das lavouras de subsistência. A associação também viabiliza oficinas de artesanato – costura, pintura em tecido, crochê e bordado – e incentiva o grupo de jovens para o desenvolvimento de atividades culturais como teatro.
Parcerias
Associação de Consultores e Planejamento Agroambiental (Aecoplant)
Resultados
Com oficinas sobre aspectos práticos do acesso a direitos, capacitações sobre programas sociais disponíveis e conversas com entidades da sociedade civil e gestores públicos, o projeto conseguiu grande engajamento da comunidade de Leo-Lândia e mesmo a incidência sobre os jovens para que participassem dos trabalhos, além de mais acesso à administração pública para a obtenção de benefícios sociais regulares. O Sebrae passou a oferecer cursos para os mais jovens. O seminário final foi realizado conforme o previsto.
Linha de Apoio
Edital Anual
Ano
2009
Valor doado
R$ 24.410,00
Duração
10 meses
Temática principal
Direito à terra