O Fórum Estadual de Juventude Negra do Espírito Santo – Fejunes realizou uma série de atividades em agosto para denunciar o extermínio da juventude negra naquele Estado. As ações desenvolvidas no “Agosto Negro”, como denomina o Fejunes, fazem parte da “Campanha Estadual Contra o Extermínio da Juventude Negra”, lançada em maio de 2008, com apoio do Fundo Brasil de Direitos Humanos.
De acordo com o integrante do Fejunes, Luiz Inácio Silva da Rocha, o Lula, as condições de vida da juventude negra continuam precárias. Ele aponta que a Lei Estadual 7.723/04 que institui as políticas de promoção da igualdade racial ainda não foi regulamentada, assim como a Lei Estadual 8.594/07 que institui as políticas públicas de juventude e cria o Conselho Estadual de Juventude. Essas leis poderiam ajudar a reverter o quadro atual. “As atividades realizadas chamam atenção para o fato de que ainda somos as principais vítimas dos homicídios que acontecem nesse Estado.”
Uma das atividades, propostas para chamar atenção para o problema foi a “Caravana Cultural do Fejunes”, no bairro Paul, em Vila Velha, promovida em parceria com o Centro de Comunicação e Cultura Popular Olho da Rua, que comemorou seu segundo aniversário. A Rádio Olho da Rua executou um repertório variado. Houve apresentações ao vivo de Thayane Guedes e Maycon (MPB), Conceito Periférico (Hip Hop) e do Grupo Breack Style. Tudo no sábado, dia 14.
No domingo, dia 15, houve uma roda de conversa sobre gênero e a luta étnico/racial, com a histórica militante do movimento negro Deise Benedito. A roda, promovida pelo Coletivo de Mulheres, aconteceu no Parque Moscoso e contou com a participação das jovens integrantes do Fórum e convidadas.
Na terça-feira seguinte, aconteceu o II Seminário da Campanha Estadual Contra o Extermínio da Juventude Negra, na Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. O Seminário foi promovido em parceria com os Núcleos de Estudos da Criança e do Adolescente – Neca, Núcleo de Estudo das Juventudes e Protagonismo – Nejup e o Núcleo de Estudos sobre Violência, Segurança Pública e Direitos Humanos – Nevi.
Clique aqui e conheça o blog do Fejunes.