A Associação de Mães e Amigos da Criança e do Adolescente em Risco do Rio Grande do Sul (Amar-RS) conta com nova plataforma para a divulgação das atividades desenvolvidas, o blog amar-rs.blogspot.com.
Por meio do blog, é possível acompanhar as ações realizadas pela associação, especialmente junto aos familiares de adolescentes que cumprem ou cumpriram medidas socioeducativas em unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase), no Rio Grande do Sul. A ferramenta é um caminho para tornar o grupo conhecido e, até mesmo, para promover uma aproximação com os familiares dos adolescentes internos, com outras organizações que atuam no mesmo foco e com a sociedade em geral.
De acordo com a presidente da Amar-RS, Kátia Santos, um dos desafios da atuação do grupo é criar vínculos com os familiares dos internos. A divulgação de informações é imprescindível nesse processo. “Os familiares chegam à Fase decepcionados, envergonhados, desconfiados e, principalmente, desinformados. O trabalho que fizemos é, inicialmente, ganhar a confiança deles, para que se sintam confortáveis para trazer os seus anseios, dúvidas e demandas. Alguns temem trazer suas reclamações por medo de represálias por parte da instituição a seus filhos”, conta.
Projeto apoiado
A Amar-RS atendeu diretamente 60 familiares de adolescentes que cumprem medida socioeducativa na Fase, nos primeiros seis meses de realização do projeto “Amar e mais Amar: Pelo acesso à Justiça para adolescentes em situação de vulnerabilidade”. Por meio desse projeto, apoiado pelo Fundo Brasil no Edital 2011, foi feito também atendimento aos internos que não recebem visitas de seus familiares. O grupo realiza visitas semanais às unidades da Fase.
O trabalho consiste na conscientização dos familiares sobre seus direitos e os direitos de seus filhos, e no encaminhamento jurídico de denúncias relacionadas a irregularidades no cumprimento das medidas socioeducativas. A Amar-RS interage com a própria Fase, com o Ministério Público Estadual e com o Poder Judiciário do RS, na busca da solução de conflitos.
A partir do projeto, a Amar-RS desenvolveu outras parcerias para consolidar seu trabalho. O grupo conta com consultoria do Serviço de Assessoria Jurídica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Saju/UFRGS) e com o apoio do Instituto de Acesso à Justiça (IAJ) no acompanhamento de processos judiciais e na realização de atividades de formação, como palestras e seminários.
Para outras informações sobre o trabalho da Amar-RS, acesse o blog amar-rs.blogspot.com.
Confira também o depoimento de Kátia Santos presidente da organização, sobre as principais reclamações das mães e familiares dos internos em unidades Fase-RS.
Esse texto é uma colaboração voluntária do jornalista Luiz Gustavo Pacete.