Além da doação de recursos, o acompanhamento individualizado de cada projeto também compõe o apoio do Fundo Brasil. Esse acompanhamento é feito com absoluto respeito à autonomia dos grupos e inclui tanto encontros virtuais quanto visitas in loco.
Nossa metodologia de apoio à sociedade civil organizada inclui, ainda, estimular o diálogo entre grupos de defesa de direitos humanos. Entendemos que análises feitas coletivamente e oportunidades de aprendizado entre pares impulsionam o trabalho de cada grupo em seu território, ao mesmo tempo que ampliam o impacto dos projetos para uma escala mais ampla.
Formação e articulação em 2023
Em encontros ao longo de 2023, reunimos mais de 280 ativistas de grupos apoiados para diálogos sobre conjuntura, desafios e oportunidades para a defesa de direitos humanos no país.
O Encontro de Projetos é um evento de grande porte que propõe diálogos interseccionais entre coletivos dedicados a diferentes causas. Foram dois em 2023, realizados na cidade de São Paulo, com aproximadamente 100 participantes em cada, e debates sobre pautas específicas, sobre seus pontos de contato, participação popular a partir da mudança da conjuntura político-eleitoral no país, enfrentamento ao fundamentalismo religioso crescente, entre outros. Os encontros também ofereceram oficinas: de fortalecimento institucional, comunicação estratégica e captação de recursos.
Participaram dos encontros representantes de grupos apoiados nos editais Resistindo com Quem Resiste; Direitos humanos e Justiça Criminal; Enfrentando o Racismo a Partir da Base; Em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas; Defensoras/es de Direitos Humanos; Mobilização em Defesa dos Espaços Cívicos e da Democracia; Apoio Emergencial SOS Amazônia; e Fortalecendo Trabalhadores Informais na Luta por Direitos.
Organizações indígenas apoiadas no edital Em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas puderam participar de oficina detalhada de elaboração e escrita de projetos.
Os grupos do edital Enfrentando o Racismo a Partir da Base participaram de encontro temático em agosto. Uma das atividades principais foi a construção de uma linha do tempo das conquistas dos movimentos negros elaborada a partir da atuação dos grupos presentes e das experiências pessoais de cada ativista.
Houve, ainda, encontros autônomos organizados por grupos apoiados pelo Fundo Brasil no âmbito das lutas que realizam. Para estes encontros, nossa equipe foi convidada e participou, na maioria das vezes, como ouvinte, para conhecer o trabalho realizado. Foram dez eventos dessa natureza ao longo do ano, em São Paulo, Bahia, Pará, Piauí, Rio de Janeiro e Distrito Federal.
Ajude a transformar o país!
Apoie o nosso trabalho!