A Associação LGBT Sete Cores realiza até sábado (4) um curso de formação política para lideranças LGBTs no município de Glória do Goitá, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. O objetivo é formar e fortalecer as lideranças, grupos e coletivos que fazem parte da Rede LGBT de Interiores do Estado de Pernambuco.
A oficina faz parte do projeto “Diversidade sexual e participação política cidadã”, realizado pela Associação LGBT Sete Cores e apoiado pelo Fundo Brasil por meio do edital anual 2016.
A oficina reúne participantes das regiões da Mata, Agreste e Sertão.
“É um curso de importância fundamental porque ofertará conhecimentos, instrumentos e para intervenção local e potencialização dos grupos e coletivos”, afirma Sandro Cipriano, coordenador do projeto apoiado pelo Fundo Brasil.
Os principais tópicos abordados na oficina são os seguintes: Políticas públicas estaduais, seus desafios e acesso; A institucionalização dos grupos e a captação de recursos; A história da homossexualidade; A incidência política na construção do PPA (Plano Plurianual) e LOA (Lei Orçamentária Anual) municipais.
Localizada em Pombos, a Associação Sete Cores atua para implementar e efetivar políticas públicas para a população LGBT. Também trabalha para desmistificar o preconceito e contribui para garantir os direitos humanos para todas e todos.
O projeto apoiado tem como principal objetivo contribuir para a formação política de jovens LGBT moradores das regiões da Mata, Agreste e Sertão de Pernambuco. Com essa formação, eles têm mais condições de enfrentar as diversas formas de preconceito e discriminação, além de atuar para sensibilizar gestores municipais.
De acordo com o grupo Sete Cores, no interior do estado a violência contra a população LGBT é ainda mais grave do que em outras regiões devido a não existência de políticas públicas orientadas e planejadas para essa população. São raros os gestores públicos que compreendem a importância da pauta e constroem instrumentos e metodologias sensíveis ao tema. Tema, aliás, que ainda é tabu para muitos agentes públicos e para parte da população.
Fundo Brasil
O Fundo Brasil é uma fundação independente, sem fins lucrativos, que tem a proposta inovadora de construir mecanismos sustentáveis para destinar recursos a defensores e defensoras de direitos humanos em todas as regiões do pais.
A fundação atua como uma ponte, um elo de ligação entre organizações locais e potenciais doadores de recursos.
Em dez anos de atuação, a fundação já destinou R$ 12 milhões a cerca de 300 projetos em todas as regiões do país. Além da doação de recursos, os projetos selecionados são apoiados por meio de atividades de formação e visitas de monitoramento que fortalecem as organizações de direitos humanos.
Saiba mais
Conheça as nossas redes sociais: Facebook e Twitter.
Para doar, clique aqui.