5 filmes sobre direitos humanos que você precisa assistir
No decorrer dos anos, o cinema deixou de ser apenas uma forma de entretenimento e se transformou em um canal de reflexão de diversos assuntos relevantes para a cultura popular. Seja em formato de ficção ou documentário, temas importantes para a sociedade são apresentados com frequência nas telas de todo o mundo, muitas vezes se tornando obras atemporais.
Nesse aspecto, incluir a temática de direitos humanos nas produções cinematográficas pode ser uma maneira acessível para despertar reflexões, diálogos e levar fatos sociais e científicos do mundo inteiro até diferentes pessoas. Dessa forma, o engajamento em relação a essas lutas pode se tornar maior.
Sabendo da importância do contato das pessoas com esse tema, trazemos aqui 5 filmes sobre direitos humanos que você precisa assistir.
12 Anos de Escravidão (2014)
O filme é baseado em uma história real. Solomon Northup, um homem negro nascido livre da escravidão nos Estados Unidos, é sequestrado e vendido para um fazendeiro. Ele é submetido à condição de escravizado por 12 anos, lutando por sua liberdade e se relacionando com outras pessoas escravizadas a fim de entender suas histórias e ajudá-las a sobreviver.
Com o passar do filme, somos apresentados ao contexto escravocrata dos EUA e caminhamos junto ao protagonista para uma realidade de descaso, tortura, desrespeito, sofrimento e racismo que era vivida pelas pessoas negras e influencia na realidade contemporânea.
Onde assistir: Plataforma de streaming Star+.
A última floresta (2021)
O documentário é protagonizado pelo xamã indígena Davi Kopenawa Yanomami e mostra as dificuldades de manter vivas as tradições de seu povo com a chegada de garimpeiros na comunidade. Os garimpeiros ilegais seduzem os indígenas mais jovens com a cultura urbana, ao mesmo tempo que trazem doenças e mortes para a comunidade.
O filme de 2021 apresenta a realidade, as falas e o ponto de vista da comunidade indígena Yanomami sobre a vida, a relação com a natureza e com os garimpeiros.
Onde assistir: Plataforma de streaming Netflix.
Nise: o coração da loucura (2015)
Nise da Silveira é uma psiquiatra que luta contra os procedimentos de eletrochoque e lobotomia para tratar de esquizofrenia no Brasil. Nise se vê rodeada por funcionários que tratam os pacientes com descaso e de forma desumana. A partir disso, a psiquiatra assume o setor de terapia ocupacional e inicia procedimentos que envolvem arte, literatura, bem estar, passeios e outras interações sociais e artísticas para acolher os pacientes que apresentam transtornos mentais.
Baseado em uma história real, o filme mostra o isolamento e os preconceitos estruturais e institucionais com as pessoas que necessitam de atenção psicossocial no Brasil.
Onde assistir: Plataforma de streaming HBO Max e Star+.
Auto de Resistência
“Auto da Resistência” é um poderoso documentário que aborda a questão da violência policial no Brasil. Dirigido por Eliza Capai, o filme retrata a história de três jovens que são vítimas de abuso policial em uma comunidade pobre de São Paulo.
O documentário mostra, de maneira impactante, a realidade da violência policial no Brasil e o efeito negativo que tem na vida das pessoas que moram em favelas e comunidades, incluindo o medo, a opressão e a perda de vidas. Além disso, “Auto da Resistência” também destaca a importância da união da comunidade e da luta pelos direitos para buscar justiça e superar a dor da perda de uma vida.
Onde assistir: Plataforma de streaming Vimeo
Carandiru: O Filme (2003)
Baseado nas experiências do médico Drauzio Varella, o filme conta a história de um médico sanitarista que frequenta o maior presídio da América Latina para realizar um trabalho de prevenção do HIV/Aids. Devido a isso, o personagem se depara com diversas questões e realidades dos detentos como violência policial, superlotação, precariedade de serviços e até mesmo animalização dos presos.
Além de toda a problemática do sistema carcerário, o filme apresenta as relações interpessoais dos detentos, mostrando a vulnerabilidade, os sonhos, os planos e os arrependimentos.
Onde assistir: Plataforma de streaming GloboPlay, ClaroTV+ e Prime Vídeo .
________________
Os cinco filmes sugeridos são uma oportunidade para entender um pouco mais sobre a importância dos direitos humanos e compreender o quanto são fundamentais para todas e todos terem acesso a uma vida mais digna. Infelizmente, milhares de pessoas sofrem com essas e outras violações e violências diariamente.
Para garantir uma sociedade mais justa e igualitária, o Fundo Brasil apoia centenas de projetos que defendem os direitos humanos. Nesse processo, você é fundamental! Sua doação permite apoiar organizações, grupos e coletivos que precisam de apoio financeiro para continuar exercendo suas atividades.