O Grupo Dignidade, do Paraná, vai realizar no dia 29 de agosto, às 19h, em Curitiba, o evento “Café com Diversidade – Rompendo com o preconceito”, para marcar o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica. A proposta é discutir os entraves e as estratégias de superação relacionadas ao tema. A participação é aberta ao público.
Em março deste ano, o Grupo Dignidade completou 25 anos de atuação na defesa e promoção dos direitos de orientação sexual e identidade de gênero. É uma trajetória voltada ao desenvolvimento de projetos nas áreas de educação e saúde da comunidade LGBT, além de um protagonismo em ações de advocacy que influenciam o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.
O grupo é apoiado pelo Fundo Brasil por meio do Projeto Sinergia, que tem o objetivo de defender os direitos LGBT no STF (Supremo Tribunal Federal), visando a votação procedente de ações constitucionais em curso.
Junto com outras dez iniciativas, o Grupo Dignidade foi selecionado por meio do edital “Litigância estratégica, advocacy e comunicação para promoção, proteção e defesa dos direitos humanos”, realizado em parceria com a Fundação Ford.
Entre as principais atividades do grupo com esse apoio estão a redação de memoriais específicos para cada ação; articulação com parlamentares e membros do Ministério Público Federal; e representação da sociedade civil nas datas dos julgamentos das ações.
Dia de luta
A data em que é comemorado o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica está relacionada ao dia em que foi realizado o 1º Seminário Nacional de Lésbicas, em 1996.
Ao longo de sua história, o Fundo Brasil já apoiou mais de 20 organizações que atuam na defesa dos direitos das lésbicas. Algumas delas, a exemplo do Grupo Dignidade, realizam este mês atividades para ressaltar a importância dessa luta.
Mobilização
O Fundo Brasil acaba de lançar uma nova fase da campanha #NãoTáTranquiloNãoTáFavorável com foco na defesa do direito à livre orientação sexual e à identidade de gênero no Brasil.
É uma mobilização que tem o objetivo de chamar atenção para as violações de direitos sofridas por lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais e conquistar o apoio a essa e a todas as demais causas relacionadas aos direitos humanos.
A mobilização é feita por meio de artes especiais, estilo lambe-lambe, com frases de apoio à causa. “Eu respeito a diversidade”; “O amor não tem rótulos”; e “Somos muitos, não somos minoria” são algumas das frases. Elas podem ser baixadas e usadas como pôsteres ou aplicadas em camisetas. Também há imagens que podem ser usadas como foto de capa de perfil no Facebook. Confira aqui!