O projeto “Segurança Pública: direito humano seu, meu, nosso” foi um dos selecionados no Edital Anual 2012 do Fundo Brasil. Proposta pelo Cedhor – Centro de Defesa dos Direitos Humanos Dom Oscar Romero, da Paraíba, a iniciativa trata-se de uma campanha que pretende propagar o direito à segurança pública como direito humano, na perspectiva da indivisibilidade e da universalidade dos direitos. O foco é abordar o problema da violência policial e da atuação de grupos de extermínio na Capital, na região metropolitana de João Pessoa e no Sertão da Paraíba.
A lista completa dos 21 projetos selecionados no Edital Anual 2012 ser conferida aqui!
Além desse projeto voltado especificamente à violação de direitos humanos na área da segurança pública e pela atuação de grupos de extermínio, publicado hoje, o Fundo Brasil selecionou também nesse edital iniciativas voltadas à promoção da equidade racial; e da defesa de direitos de quilombolas, da população LGBT (especialmente travestis e transgêneros), das crianças e dos adolescentes, das mulheres, de povos indígenas, de pessoas que vivem com HIV/Aids, e das populações impactadas pela realização de megaeventos esportivos no País – Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016.
Na próxima semana, divulgaremos os projetos propostos pelo Instituto Madeira Vivo – IMV, de Rondônia; pela Associação dos Trabalhadores da Balata e da Borracha de Monte Alegre; e pela Associação de Moradores da Reserva Extrativista Riozinho do Anfrísio – Amora, as duas últimas do Pará.
Sobre Edital Específico
Além do Edital Anual, o Fundo Brasil abriu também neste ano um Edital Específico. A chamada com o tema Direitos Humanos e Desenvolvimento Urbano teve inscrições encerradas no dia 23 de julho. O resultado dessa nova seleção será divulgado neste site a partir de 24 de setembro de 2012.