O Comitê Popular da Copa de Curitiba lança, na quarta-feira, 11 de setembro, na Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o dossiê “Copa do Mundo e violações de direitos humanos em Curitiba”. O documento reúne oito tipos de violação cometidas na execução de obras ligadas ao megaevento esportivo e aponta situações comuns aos casos, como a falta de acesso à informação e de participação social nas decisões. O objetivo da sistematização das denúncias é fortalecer a mobilização e o diálogo com a sociedade e com órgãos públicos.
O lançamento terá a participação de moradores de áreas afetadas pelas construções, de Orlando Alves dos Santos Junior, integrante do IPPUR/UFRJ, da coordenadora do Núcleo Curitiba do Observatório das Metrópoles – UFPR, Olga Firkowski, e das integrantes do Comitê Popular da Copa de Curitiba, Andrea Braga e Rosângela Luf. Neste mesmo dia também será lançado o site do Comitê Popular da Copa de Curitiba.
A atividade faz parte da programação do “Seminário Metropolização e Megaeventos: os impactos da Copa do Mundo em Curitiba”, que acontece nos dias 11 e 12, com diversas mesas de exposição e debate e participação de pesquisadores e integrantes de organizações que atuam com a temática.
O Comitê Popular da Copa de Curitiba é uma das iniciativas apoiadas pelo Fundo Brasil, por meio de seu Edital Específico. O projeto propõe a mobilização de grupos sociais e comunidades impactadas pelos megaeventos esportivos na cidade, além de garantir que o poder público haja com transparência e que as violações dos direitos humanos sejam evitadas.
Serviço
Lançamento do dossiê: “Copa do Mundo e violações de direitos humanos em Curitiba”
Data: 11 de setembro
Horário: 19h
Local: Reitoria da UFPR, Anfiteatro 100 – Rua General Carneiro, 460 – Edifício D. Pedro I, 1º andar – Curitiba (PR).
Outras informações: [email protected]