Quatro oficinas ofereceram estratégias para impulsionar a comunicação dos grupos apoiados pelo Fundo Brasil por meio do Edital Específico “Direitos humanos e desenvolvimento urbano”. As atividades desenvolvidas no evento de formação realizado em fevereiro, em São Paulo, abordaram formas de inovar e dar força ao discurso das organizações da sociedade civil; dicas para melhorar o relacionamento com a imprensa; e maneiras de utilizar adequadamente o discurso oral, incluindo algumas técnicas vocais.
Responsável pela área de Comunicação do Fundo Social Elas e da Rede de Fundos Independentes para a Justiça Social, a qual o Fundo Brasil também integra, Verônica Marques ofereceu as oficinas “Marketing + Comunicação = Inovação” e “O que os jornalistas querem?”.
Verônica trouxe exemplos de ações bem-sucedidas de diferentes organizações da sociedade civil, como o Greenpeace, incentivando os participantes a usarem a cratividade para comunicar suas causas. Ela também compartilhou com o grupo o processo de reposicionamento da marca do Fundo Elas, realizado em parceria com Nádia Rebouças, da Rebouças & Associados – Comunicação para Transformação. O trabalho demandou profunda análise sobre a visão, os valores, e a missão do fundo; seguido de um esforço coletivo para pensar em como esses conceitos deveriam ser comunicados.
A aposta do Fundo Elas foi investir em uma assessoria de imprensa qualificada. E esse foi o tema da segunda oficina oferecida pela Verônica aos representantes dos projetos apoiados pelo Fundo Brasil. Ela abordou a importância de estabelecer relações de confiança e de longo prazo com jornalistas, trabalhando temas exclusivos para obter matérias mais densas. É essencial, segundo ela, oferecer informações completas e prontas para serem publicadas. A comunicadora acredita que é preciso criar fatos inusitados, fazer e divulgar pesquisas, enfim, oferecer ao jornalista a notícia que ele quer publicar.
A voz como instrumento
Depois das oficinas de Verônica, foi a vez dos representantes da Unirr – União e inclusão em redes e rádio, Marcus Aurélio de Carvalho e Luciana Gabardo, compartilharem com os colegas conhecimentos sobre o uso da voz como principal instrumento de comunicação. A Unirr realiza atividades de formação nessa área e foi um dos grupos que teve projeto apoiado pelo Fundo Brasil por meio desse edital específico.
Marcus Aurélio destacou o humor como um caminho para transmitir com eficiência as mensagens. Ele apresentou trechos do programa PRK30, veiculado em 1934 na Radio Nacional do Rio de Janeiro, onde Lauro Borges e Castro Barbosa faziam críticas políticas por meio do humor.
Além disso, ele apontou a importância de se expressar bem oralmente e deu dicas para evitar perder a atenção do ouvinte, como nunca distribuir um panfleto ou um jornal enquanto está falando e mudar o tom de voz – sem falseá-lo – para chamar atenção.
Luciana ofereceu formas de melhorar a comunicação com o outro. Ela lembrou que é preciso conhecer o interlocutor, pensar no tipo de repertório que ele tem para alcançá-lo com eficiência.
A comunicadora também abordou aspectos técnicos da comunicação oral, como o funcionamento das cordas vocais que emitem o som de acordo com a passagem de ar. A voz, portanto, ela explicou, depende da respiração. Luciana ofereceu ao grupo exercícios de respiração pulmonar e abdominal – a primeira para oxigenar, relaxar, e a segunda para ajudar a “soltar” a voz.
Para finalizar, Marcus Aurélio interpretou quatro tipos diferentes de entrevistadores de rádio, simulando com os participantes as armadilhas que podem encontrar durante entrevistas e apontando caminhos para evitá-las. O primeiro, um manipulador, que tenta fazer com que o entrevistado responda o que ele quer; o segundo, um machista, desinteressado no tema da entrevista; o terceiro, um provocador, também manipulador; o quarto, um manipulador que faz com que o publico ache o entrevistado muito chato. Para todos os casos, a lição geral é manter-se firme aos próprios argumentos, evitar jargões dos discurso político e não perder a paciência com o entrevistador.
Para ver fotos do evento, CLIQUE AQUI.