O Fundo Brasil de Direitos Humanos atua em parceria com a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) para fortalecer a agenda política e a resiliência das organizações e comunidades quilombolas de todo o Brasil.
Após três anos de apoio da Fundação Ford, a parceria entre CONAQ e Fundo Brasil tem avançado com a chegada de novas relações. A partir de 2024, com o apoio da Tenure Facility, CONAQ e Fundo Brasil seguirão juntos visando construir mecanismos que possibilitem o avanço na titulação de terras quilombolas nos estados do Amazonas, Amapá e Maranhão, situados na região da Amazônia Legal.
Essa nova parceria também busca apoiar a CONAQ na construção de um Fundo Quilombola autônomo, sustentável, que possibilite ao movimento gerir seus próprios recursos e destiná-los a diferentes agendas que visam o avanço da justiça social e racial para as comunidades.
Trata-se de uma iniciativa de transferência de conhecimento para a Conaq, focada em impulsionar a capacidade de gestão e de apoio a projetos e a sustentabilidade desta que é a maior organização quilombola do país. Pretende-se que a Conaq se aproprie dos conhecimentos e desenvolva outros para construir de forma autônoma suas estratégias e metodologias para apoiar a luta dos quilombos por direitos, terra, renda, soberania e segurança alimentar, e o desenvolvimento e sustentabilidade de suas organizações em todo o país.