Um dos projetos apoiados no edital “Combatendo o trabalho infantil na indústria da moda”, o 11º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão entregou nesta quinta-feira, 24 de outubro, seus resultados. Os podcasts “Costura de Ideias” e “Não Visto” receberam troféus na categoria especial “Trabalho infantil na indústria da moda”.
Com dois episódios, “Costura de Ideias” conta histórias de pessoas que trabalham como costureiras desde a infância, e traz as considerações de especialistas sobre os potenciais danos que a situação impõe ao desenvolvimento de crianças e adolescentes. O trabalho foi feito pelas alunas de jornalismo da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP) Beatriz Gomes Furtunato e Rebecca Gompertz.
Clique aqui para ouvir o podcast.
O podcast “Não Visto”, dos alunos da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo Gabriela Neves Vasques e Artur de Oliveira Ferreira, aborda três aspectos do problema: cadeias produtivas na indústria da moda e sua relação com o trabalho infantil, conscientização empresarial e da sociedade, e consequências para a vida das crianças que trabalham. Cada enfoque foi abordado em um episódio.
Clique aqui para ouvir o podcast.
As premiações foram anunciadas durante a cerimônia do 41º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, um dos prêmios de jornalismo mais importantes do país, realizada no teatro Tucarena, em São Paulo. Em suas falas de agradecimento, as três alunas e o aluno destacaram a necessidade de defender a democracia e a educação como caminho de um futuro melhor para crianças e jovens.
“Sou um exemplo da importância de uma filha de família pobre, da periferia, chegar ao ensino superior público, gratuito e de qualidade”, disse Beatriz Furtunato, ao comemorar seu troféu.
Conheça os projetos apoiados no edital “Combatendo o trabalho infantil na indústria da moda”.