O espetáculo “Letícia Sabatella em Caravana Tonteria”, que será apresentado nesta quarta-feira, 2 de dezembro, no Sesc Vila Mariana, contará com a participação de 15 crianças do Coro Infantil Coração Jolie, projeto musical da organização Eu Conheço Meus Direitos em parceria com o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e apoio da Agência da ONU para Refugiados.
O objetivo da organização é utilizar a arte como instrumento de integração e cura emocional. O coro é formado por 70 crianças de nove nacionalidades (Angola, Colômbia, Jordânia, Líbia, Palestina, República Democrática do Congo, Síria, Sudão do Sul e Iêmem) que estão refugiadas em São Paulo.
A apresentação faz parte do evento “Diálogos Musicais em Direitos Humanos”, realizado pelo Fundo Brasil de Direitos Humanos em parceria com o Sesc São Paulo. Os editais vão selecionar projetos de organizações ou indivíduos que serão apoiados em todo o país.
Atriz e cantora, Letícia faz parte do Conselho Curador do Fundo Brasil e participa da campanha “Diga SIM aos Direitos Humanos no Brasil”, lançada este ano pela fundação.
Em junho deste ano, Letícia esteve com as crianças em um Ato pela Paz realizado no Cristo Redentor, em comemoração ao Dia Mundial do Refugiado. Agora, convidou uma parte dos integrantes do coro para participar da apresentação dela no Sesc Vila Mariana.
O nome do coro, Coração Jolie, é um tributo à enviada especial do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, a atriz, diretora e ativista humanitária Angelina Jolie. Segundo a organização Eu Conheço Meus Direitos, a homenagem foi feita devido ao refúgio que as crianças mais vulneráveis do mundo encontram no coração de Angelina.
Junto com Letícia, as crianças cantarão a música “What a wonderful world”, imortalizada na voz de Lous Armstrong.
Com canções de artistas como Chico Buarque, Colle Porter, Kurt Weill e composições próprias, o show “Letícia Sabatella em Caravana Tonteria” tem perfil de cabaré itinerante e proporciona uma viagem de estilos musicais – do jazz ao flamenco, do tango à rumba.
A série de shows “Diálogos Musicais em Direitos Humanos” é realizada em parceria com o Sesc São Paulo desde 2009. Por meio da parceria, o Fundo Brasil alcança um de seus principais objetivos: sensibilizar cada vez mais pessoas sobre a importância da defesa dos direitos humanos.
Com essa parceria, o Sesc São Paulo reafirma seu compromisso com a promoção dos direitos humanos e a valorização da educação e da cultura como fundamentais para a transformação social.
O lançamento de editais já contou com apresentações musicais de Leci Brandão (2014), Carlinhos Antunes e Orquestra Mundana (2013), Fabiana Cozza (2012), Banda Pífanos de Caruaru com Rita Ribeiro (2011), MPB4 e Jair Rodrigues (2010) e MV Bill (2009).
Os projetos selecionados pelo Fundo Brasil recebem doação de recursos e são apoiados por meio de atividades de formação e visitas de monitoramento. A seleção é realizada em um amplo e rigoroso processo, que inclui triagem interna, análise da diretoria e de um comitê formado por especialistas em direitos humanos.
Editais
As informações sobre como apresentar propostas e os critérios de seleção dos editais serão divulgados no site do Fundo Brasil e nas páginas da fundação no Facebook e no Twitter partir do dia 3 de dezembro.
Fundo Brasil
Em quase dez anos de atuação, o Fundo Brasil, sediado em São Paulo, já destinou R$ 11,7 milhões a cerca de 300 projetos espalhados por todas as regiões brasileiras. Fundado sob a orientação de ativistas e acadêmicos respeitados, o Fundo Brasil começou suas atividades em 2006. Trabalha para alcançar dois objetivos principais: dar voz e visibilidade a organizações locais de defesa de direitos humanos e desenvolver um novo modelo de doações para promover o investimento social privado.