Para comemorar o Dia Estadual da Quebradeira de Coco Babaçu, em 24 de setembro, a Associação de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Lago do Junco e Lago dos Rodrigues (AMTR), organiza o evento “Identidade, Respeito e Direitos”. As atividades incluem caminhadas, lanches comunitários e duas oficinas: programa do preço mínimo do babaçu (PGPM) e saúde reprodutiva da mulher. Mulheres de 13 comunidades estão convidadas a participar, com direito a transporte gratuito de suas localidades até o Lago do Junco.
O Dia Estadual das Quebradeiras de Coco foi sancionado pelo Governo do Estado do Maranhão em 2011. A data foi escolhida como símbolo da luta das mulheres quebradeiras de coco por reconhecimento, enquanto representantes da sociedade, cultura e história do Maranhão. Para Linalva Cunha, da AMTR, “comemorar este dia nada mais é que aceitar que as quebradeiras de coco são um segmento muito forte no Maranhão. É ratificar a saída do anonimato”.
Considerada a mais rica palmeira brasileira, o babaçu pode chegar a 20 metros de altura. Dele pode se extrair matéria-prima para fabricação de margarinas, sabão e cosméticos. O broto fornece palmito de boa qualidade; o caule é empregado em construções rurais; as folhas para a fabricação doméstica de cestos, sendo ainda utilizadas como cobertura de casas, pode também servir na fabricação de celulose e papel; da casca do coco, carvão para alimentar as caldeiras da indústria; do mesocarpo, a multimistura usada na nutrição infantil; e da amêndoa pode obter-se ainda o óleo, empregado na alimentação e na produção de combustível. Atualmente, cerca de 350 mil famílias vivem da extração do babaçu.
O evento em comemoração ao Dia Estadual da Quebradeira de Coco Babaçu faz parte do projeto “Transcender: Quebradeiras de coco babaçu ultrapassando limites na busca de visibilidade e igualdade social na região do Médio Mearim”, apoiado por meio do Edital 2012. A iniciativa visa dar continuidade ao processo de formação de lideranças femininas, abordando questões como desigualdade de gênero, discriminação econômica, violência sexual e a devastação ambiental imposta por empreendimentos econômicos.
Serviço
Dia Estadual da Quebradeira de Coco Babaçu – “Identidade, Respeito e Direitos”
Data: 24 de setembro
Horário: 8h às 15h – Lago do Junco (MA).