Para o 60º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, o Fundo Brasil inaugurou no dia 1º de dezembro a exposição Direitos Humanos são direitos de todos, no Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2073). Com objetivo de discutir o histórico e a situação atual dos direitos humanos no país, a mostra reúne, por meio de fotos e textos, situações de violação e abuso aos direitos humanos sob quatro perspectivas: Mulheres, Terra e Território, Igualdade e Cidadania.
No mesmo espaço a mostra do Fundo Brasil de Direitos Humanos dialoga com a exposição de arte internacional Responsabilidades Humanas: responsabilidades de todos, com obras de artistas gregos, brasileiros e norte americanos, além de desenhos elaborados por crianças da Geórgia e do Brasil, sobre o tema: “Meio ambiente: Bem comum – responsabilidade comum”.
Para prestigiar a abertura da mostra estiverem presentes representantes da organização, entre eles Margarida Genevois, instituidora do Fundo Brasil e coordenadora da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos, Sergio Haddad, diretor-presidente, Marcos Fuchs, membro do Conselho Fiscal, Ana Valéria Araújo, coordenadora Executiva, e Ana Maria Wilheim, consultora para mobilização de recursos e comunicação, além de Isis de Palma, do Comitê Internacional de Difusão da Carta das Responsabilidades Humanas e do cineasta Kiko Goifman, diretor do documentário Atos dos Homens, que será apresentado no dia 11 de dezembro, às 21h30, no Cine Bombril – também localizado no Conjunto Nacional.
Além do exibição de Atos dos Homens, o Fundo Brasil de Direitos humanos prepara para o dia 11 de dezembro uma série de debates com renomados especialistas que discutirão os desafios dos Direitos Humanos hoje, avanços e perspectivas. O evento contará com a presença de Maria Amélia Teles, da União de Mulheres de São Paulo, Fouad Hamdan, do Fundo Árabe de Direitos Humanos, Paulo de Tarso Vannuchi, ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, entre outros nomes.
Exposição Direitos Humanos são direitos de todos
Quando: 1º a 20 de dezembro, das 10h às 22h
Onde: Conjunto Nacional – Avenida Paulista, 2073 – São Paulo – SP
Entrada Franca