Na próxima terça-feira, dia 10, o Fundo Brasil de Direitos Humanos, a Open Society’s Human Rights Initiative e a Justice Roundtable realizam, em Nova Iorque, o debate “Policing Black Bodies: Do Black Lives Matter?”, uma conversa sobre violência policial contra a população negra no Brasil e nos Estados Unidos. O evento reunirá ativistas negros e negras dos dois países para compartilhar experiências de resistência e os desafios do enfrentamento à injustiça racial e à violência.
O racismo é uma das estruturas sociais que mais produz desigualdades e violações de direitos nos dois países. No Brasil os índices são alarmantes, 75% dos homicídios cometido por policiais têm como vítimas jovens negros. Nos Estados Unidos não é diferente. Um homem negro, de idade entre 18 e 44 anos, tem três vezes mais chance de ser assassinado por um policial que um homem branco.
Para o debate, o evento contará com a presença de Francisca Sena, do Inegra – Instituto Negra do Ceará, e Wagner Moreira Campos, do Ideas – Assessoria Popular, ambos representantes de projetos apoiados pelo Fundo Brasil; além de Marlon Patterson, fundador do The Precedential Group, e Sakira Cook, consultora da Conference on Civil and Human Rights.
A proposta é construir um espaço de troca de experiências, estratégias, solidariedade, intercâmbio e aprendizado.
Acompanhe mais informações sobre o evento em nossa página no Facebook.
Fundo Brasil
Em dez anos de atuação, a fundação já destinou R$ 13,3 milhões a 343 projetos em todas as regiões do país. Além da doação de recursos, os projetos selecionados são apoiados por meio de atividades de formação e visitas de monitoramento que buscam fortalecer as organizações de direitos humanos.
Saiba mais
Acompanhe nossas redes sociais: Facebook e Twitter.
Para doar, clique aqui.