O Edital 2012 do Fundo Brasil de Direitos Humanos foi lançado no dia 25 de novembro, em São Paulo. O lançamento aconteceu com o evento Yes, deixa nós ir – Banda de Pífanos de Caruaru convida Rita Ribeiro, no Teatro Paulo Autran / SESC Pinheiros, o quarto da série Diálogos Musicais em Direitos Humanos.
Além de anunciar a abertura das inscrições de projetos que concorrerão ao apoio do Fundo Brasil no próximo ano, o Diálogo Musical se propôs a sensibilizar o público sobre a importância do apoio a iniciativas que promovam os direitos humanos.
A apresentação marcou também o encerramento do Encontro de Formação de Projetos 2011, que reúne em São Paulo os representantes das iniciativas apoiadas pelo Fundo Brasil neste ano, para a realização de atividades de formação técnica e política.
Sobre o Edital 2012
O Edital 2012 de seleção de projetos do Fundo Brasil receberá inscrições somente por correio até o dia 27 de fevereiro de 2012. As propostas devem ter como foco a defesa e promoção dos direitos humanos sob a perspectiva de combate à discriminação e à violência institucional, essa última entendida como qualquer forma de violação a direitos humanos promovida por instituições oficiais e/ou suas delegações. Todas as instruções para envio de projeto poderão ser conferidas aqui.
Por meio dos editas lançados anualmente desde 2007, foram investidos R$ 3.352,7 mil em 141 projetos apoiados.
Sobre os Diálogos Musicais
Os Diálogos Musicais em Direitos Humanos são realizados pelo Fundo Brasil desde 2009.
O primeiro evento da série, em dezembro daquele ano, foi um show com MV Bill e a irmã dele K-Mila, no Teatro Paulo Autran/ SESC Pinheiros. O mesmo palco recebeu, um ano depois, MPB4 e Jair Rodrigues. Antes disso, em março de 2010, em homenagem ao Dia da Mulher – celebrado em 8 de março – um jantar musical reuniu o violonista e compositor Emiliano Castro e a cantora Luciana Alves, no Rosmarino, em São Paulo.