O Fundo Brasil de Direitos Humanos e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul anunciaram, nesta quinta-feira, dia 6, uma parceria que vai viabilizar o apoio financeiro a pelo menos seis projetos de organizações gaúchas, no âmbito do Edital Anual 2014. O diretor presidente do Fundo Brasil, Sergio Haddad, esteve em Porto Alegre (RS) para assinar o protocolo de intenções, ao lado do secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira. O protocolo tem validade de um ano.
Sergio Haddad, destacou o ineditismo da parceria, uma vez que nenhum órgão governamental havia firmado acordo com a instituição para o apoio a projetos. “A seleção dos projetos será autônoma e realizada pelo Fundo Brasil, com a participação de especialistas independentes. O repasse dos recursos aos projetos aprovados será viabilizado por meio de convênio entre a organização e o Governo do Estado”, explicou.
O tema “Combate à discriminação e à violência institucional”, bem como o prazo de inscrição (21 de fevereiro) são os mesmos do Edital Anual 2014, mas os resultados serão divulgados antecipadamente, até 30 de abril. A parceria amplia a atuação da Fundação naquele Estado.“Queremos ajudar também os projetos com menor visibilidade e não convencionais para suscitar que estas iniciativas também possam ter linhas de financiamento”, afirmou Pereira.
Outros critérios
Assim como no Edital Anual 2014, podem propor projetos organizações sociais sem fins lucrativos. Porém, nessa linha específica, só podem se inscrever aquelas que sejam formalizadas e tenham CNPJ. Projetos de indivíduos, organizações governamentais, universidades, organizações internacionais, partidos políticos ou empresas, não serão aceitos.
Podem ser enviadas propostas com valor total de no mínimo R$ 20.000,00 (vinte mil reais) e no máximo R$ 40.000,00 (quarenta mil reais), para até um ano de duração.
Outras informações sobre nosso Edital Anual 2014 podem ser conferidas em: https://www.fundobrasil.org.br/v2/pt/proposals.
Dúvidas serão respondidas somente pelo email: [email protected].
Na imagem, o secretário Fabiano Pereira assina protocolo de intenções ao lado de Sergio Haddad. Atrás deles estão o desembargador do Tribunal de Justiça do RS, Carlos Caníbal; a diretora de Direitos Humanos da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos, Tâmara Biolo Soares; e a diretora vice presidente de finanças do Fundo Brasil, Denise Dora.
Com informações da assessora de imprensa da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos do Rio Grande do Sul.