No dia 03 de dezembro, com o show da cantora Tulipa Ruiz, o Fundo Brasil de Direitos Humanos, em parceria com Sesc São Paulo, realizou a 14ª dos Diálogos Musicais em Direitos Humanos, no Sesc Belenzinho.
Os ingressos para o espetáculo, com capacidade para 400 pessoas, foram esgotados. Pouco antes do show foi anunciado ao público presente o lançamento do edital geral 2023 — Reconstruindo Direitos: Caminhos Para a Justiça Social.
“O Fundo Brasil de Direitos Humanos é uma fundação apoiadora de projetos de defesa de direitos humanos, criada e liderada desde sempre por ativistas desse campo. Estamos aqui hoje para lançar o nosso edital geral, o edital mais amplo em termos de diversidade de causas Ele é um orientador para as diferentes pautas que vamos apoiar durante o ano de 2023”, disse Ana Valéria Araújo, superintendente do Fundo Brasil, durante o discurso de lançamento no Sesc.
O objetivo é apoiar projetos que visem o fortalecimento institucional de organizações voltadas ao enfrentamento de violações e à promoção dos direitos humanos em suas múltiplas causas. Serão doados R$ 800 mil para 20 organizações, grupos e coletivos de até R$ 40 mil cada, por até 12 meses.
Habilidades Extraordinárias. Durante o show, Tulipa apresentou repertório de seu mais recente álbum Habilidades Extraordinárias, o quinto da carreira, produzido por Gustavo Ruiz, guitarrista e parceiro de várias músicas do repertório da cantora.
No trabalho, a cantora gravou 11 canções criadas partir do contexto de pandemia, para celebrar o estar viva e poder reencontrar pessoas no período pós-confinamento.
Além de receber o reconhecimento do público, o trabalho de Tulipa é respeitado pela crítica especializada, sendo destacado inclusive em publicações como os jornais britânicos The Guardian e The Independent.
Parceria Fundo Brasil e Sesc. Desde 2009, o edital geral do Fundo Brasil de Direitos Humanos é lançado durante os shows “Diálogos Musicais em Direitos Humanos”. A parceria proporciona ao Fundo Brasil ampliar o diálogo e sensibilizar diferentes setores da sociedade para a importância da defesa dos direitos humanos, uma das missões da fundação.