Representantes de 22 projetos apoiados pelo Fundo Brasil de Direitos Humanos e mais quatro organizações convidadas vão se reunir nos dias 1, 2 e 3, em São Paulo, para participar de atividades formativas e reflexivas sobre dois temas: as dinâmicas e processos de produção de violência, suas determinações e articulações com a dimensão racial e as implicações na justiça criminal; e a comunicação para a defesa e promoção dos direitos humanos.
O Encontro de Projetos deste ano contará com as presenças de Osmundo Pinho, doutor em antropologia, professor da Universidade do Recôncavo da Bahia; e Nilza Iraci, presidente e coordenadora de Comunicação do Géledes – Instituto da Mulher Negra. Ela também coordena a Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras.
Para o Fundo Brasil, as atividades são uma oportunidade de interagir pessoalmente com os representantes de organizações de defesa dos direitos humanos apoiadas em todo o país, discutir e aprimorar estratégias institucionais por meio do diálogo e da troca de experiências.
Os representantes dos 22 projetos apoiados fazem parte de organizações selecionadas por meio do edital anual “Combate à violência institucional e à discriminação”.
Para conhecer as iniciativas, clique aqui.
Além das atividades formativas, todos vão participar também do evento “Diálogos Musicais em Direitos Humanos”, com apresentação do espetáculo “Letícia Sabatella em Caravana Tonteria”, no dia 2, no Sesc Vila Mariana.
No evento, o Fundo Brasil lançará os editais 2016 para selecionar projetos de organizações ou indivíduos que serão apoiados em todo o país.
Fundo Brasil
Em quase dez anos de atuação, o Fundo Brasil, sediado em São Paulo, já destinou R$ 11,7 milhões a cerca de 300 projetos espalhados por todas as regiões brasileiras.
Fundado sob a orientação de ativistas e acadêmicos respeitados, começou suas atividades em 2006. Trabalha para alcançar dois objetivos principais: dar voz e visibilidade a organizações locais de defesa de direitos humanos e desenvolver um novo modelo de doações para promover o investimento social privado.