O Fundo Brasil de Direitos Humanos reuniu em São Paulo, nos dias 16 e 17 de setembro de 2014, representantes dos 19 projetos contemplados no edital “Megaeventos esportivos e direitos humanos”, realizado pelo Fundo Brasil com o apoio da Fundação Ford. O objetivo do encontro foi a construção coletiva do processo de avaliação das ações desenvolvidas.
O edital apoiou projetos de grupos e coletivos das 12 cidades-sede da Copa do Mundo 2014 e, no caso do Rio de Janeiro, também das Olimpíadas de 2016. No decorrer dos dois dias de atividades, os participantes fizeram uma leitura dos projetos, debatendo sobre as dificuldades contextuais e conjunturas enfrentadas e analisando seus resultados. e as perspectivas de desdobramentos futuros.
Os participantes produziram uma avaliação positiva dos projetos. De uma maneira geral, o apoio do Fundo Brasil permitiu que fossem potencializadas as ações de combate às violações de direitos humanos que já vinham sendo realizadas por diferentes grupos e organizações da sociedade civil. Um dos destaques foi a possibilidade de produzir informação contra-hegemônica sobre os impactos da Copa, especialmente no que se refere às remoções de populações. Os projetos possibilitaram ainda uma maior articulação das comunidades locais e dos próprios Comitês Populares, amplamente apoiados no edital.
Para a coordenadora executiva da fundação, Ana Valéria Araújo, esse momento serviu para confirmar que o esforço do Fundo Brasil em realizar um edital temático, focado em uma questão atual como os impactos dos megaeventos esportivos, foi bastante relevante. A interação mais próxima com os/as representantes dos projetos cria uma oportunidade da instituição discutir e aprimorar suas estratégias.
Representante da Fundação Ford no evento, Letícia Osório considerou que as análises feitas foram bastante produtivas fazendo com que o resultado final tenha sido satisfatório. Ela ressaltou a importância da parceria, afirmando que, sem a capilaridade do Fundo Brasil, a Fundação Ford não teria condições de alcançar organizações locais de base da sociedade brasileira.