A agência de notícias Marco Zero Conteúdo, baseada em Recife (PE), é finalista do 42° Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos na categoria Produção Jornalística em Multimídia, com o projeto Suape pelo Avesso.
A reportagem especial multimídia foi viabilizada com recursos do edital Jornalismo Investigativo e Direitos Humanos, do Fundo Brasil. O Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog é um dos mais respeitados do país.
A produção do especial mobilizou, por um ano, uma equipe de jornalistas da MZ Conteúdo para contar como o Complexo Portuário e Industrial de Suape aprofundou as desigualdades no Litoral e Mata Sul de Pernambuco, dos pontos de vista econômico, social, ambiental e da ocupação do território.
Os vencedores do prêmio promovido pelo Instituto Vladimir Herzog serão anunciados no próximo dia 17, em transmissão ao vivo pelas redes sociais.
Confira o site especial aqui: https://suapepeloavesso.marcozero.org/.
Sobre o edital
O edital Jornalismo Investigativo e Direitos Humanos teve o objetivo de estimular a produção de reportagens capazes de contribuir para ampliar a compreensão da sociedade sobre os direitos humanos e as consequências das violações desses direitos.
A fundação recebeu 300 propostas de produções jornalísticas, e 18 foram selecionadas para receber o apoio.