Um dos destaques do encontro de formação realizado em fevereiro pelo Fundo Brasil foi a facilitação gráfica realizada por Vitor Massao e Carla Hirata, do Coletivo Entrelinhas. O material produzido sistematizou o conteúdo cada um dos momentos da formação em seis diferentes painéis ilustrativos, que podem ser conferidos aqui.
Com o tema “Comunicação e direitos humanos – Articulação e ativismo na Era da Informação”, o encontro reuniu em São Paulo os representantes dos projetos selecionados por meio do Edital Específico “Direitos humanos e desenvolvimento urbano”, realizado com o apoio da Fundação Ford.
Massao e Carla ofereceram uma oficina sobre essa forma de organização do conteúdo aos participantes do evento. Segundo eles, o registro visual permite que as informações sejam processadas de maneira não linear e podem ajudar na assimilação e fixação dos temas tratados. As imagens representam as palavras, conceitos e idéias apresentados, criando um panorama geral do que foi abordado.
Para chegar a um resultado final satisfatório, a dupla aponta alguns caminhos. É indispensável estar atento a tudo que está sendo discutido para extrair a essência das falas e, dessa forma, identificar as palavras chaves que vão compor com as ilustrações o painel final. Também é importante tentar trazer o sentimento do grupo participante, a reação de quem assiste o que está sendo abordado por um palestrante, por exemplo.
Parte do orçamento do evento de formação, inclusive a facilitação gráfica, foi viabilizada por meio de uma doação do Instituto Natura ao Fundo Brasil.