A Associação Comunitária do Faxinal Salso promove no dia 22 de fevereiro, sábado, em Mandirituba (PR), o Seminário “Conhecer meus direitos é meu direito enquanto cidadão. Lutar por eles é questão de vida”. A atividade é parte do projeto: “No direito ou na luta essa terra é faxinalense”, apoiado pelo Fundo Brasil por meio do Edital 2012,e aborda os resultados da iniciativa, as metas alcançadas, e deve proporcionar a troca de saberes e experiências. Também serão temas do seminário, os direitos das comunidades tradicionais assegurados pela Constituição Federal, os conceitos relacionados aos direitos do cidadão e os decretos estaduais sobre unidades de conservação em territórios tradicionais.
O Seminário terá a participação da Articulação Puxirão dos Povos Faxinalenses, do Fundo Brasil de Direitos Humanos, ONG Gerar, Comissão Nacional de Desenvolvimento Sustentável e Povos e Comunidades Tradicionais , Instituto Equipe de Educadores Populares (IEEP) e deve reunir cerca de 100 pessoas. Para participar não é necessário inscrição, mas é desejável confirmar presença. A programação completa pode ser conferida aqui.
O projeto: “No direito ou na luta essa terra é faxinalense” é realizado em seis comunidades: Quitandinha, Faxinal Salso, Mandirituba – Faxinal Meleiro, Mandirituba – Final Campestre dos Paula, Pinhão – Faxinal Roquinho; e Lapa – Faxinal Paiol. Seu objetivo é garantir à autonomia na luta em defesa de direitos frente à expansão do agronegócio, beneficiando diretamente 150 pessoas e, indiretamente, 525 famílias.
O apoio ao projeto “No Direito e na Luta: essa terra é Faxinalense”, só foi possível em função de parceria com a empresa pública Itaipu Binacional, que doou recursos ao Fundo Brasil, viabilizando a iniciativa.
SERVIÇO
Seminário “Conhecer meus direitos é meu direito enquanto cidadão. Lutar por eles é questão de vida”.
Quando: 22 de fevereiro, sábado, das 9h às 16h30.
Local: Faxinal Maleiro – Mandirituba (PR)
Informações: (42) 3422-5619 ou (41) 8851-9581, com Amantino Sebastião de Beija.