Ao longo desta semana, dentro das comemorações de 15 anos do Fundo Brasil e do Dia Internacional dos Direitos Humanos, ativistas e defensores de direitos humanos participam de rodas de conversa para refletir sobre pautas estruturantes da desigualdade brasileira e seus efeitos: enfrentamento ao racismo, encarceramento em massa e riscos e desafios de defender direitos humanos no país.
O Festival Eu Sou Você, uma parceria do Fundo Brasil com o Sesc São Paulo, ocorre de 8 a 10 de dezembro nos canais de Youtube do Sesc Pinheiros e dentro da programação do Sesc Ideias.
Os debates têm como objetivo pensar a trajetória dos três temas em destaque, o papel da sociedade civil no avanço dessas pautas nos anos recentes e as perspectivas frente ao momento atual de intensa retirada de direitos.
O evento também visa aproximar a sociedade civil dos debates dos direitos humanos e convidar o público a refletir sobre como as violações interferem no bem-estar não apenas de grupos específicos, mas de toda a sociedade, identificando formas possíveis para alcançar os direitos de todas e todos.
Além de representantes de importantes organizações que atuam em cada uma das pautas, as três rodas de conversa terão integrantes da direção do Fundo Brasil.
Veja a programação:
Quarta-feira, 08 de dezembro
Festival Eu Sou Você
Mesa 1: “Racismo no Brasil: quem combate no dia a dia?”
Participantes: Allyne Andrade (Fundo Brasil); Lucia Xavier (Criola/RJ) e George Oliveira (Instituto Steve Biko/BA)
Horário: 19h
Assista no Sesc Ideias no Youtube: Youtube.com/SescSP
Quinta-feira, 09 de dezembro
Festival Eu Sou Você
Mesa 2: “Justiça no Brasil: um sistema que viola direitos?”
Participantes: Kenarik Boujikian (Fundo Brasil), Natália Oliveira (Iniciativa
Negra Por Uma Nova Política de Drogas/SP), Priscila Serra (Desencarcera/AM)
Horário: 19h
Assista no Sesc Ideias no Youtube: Youtube.com/SescSP
Sexta-feira, 10 de dezembro
Festival Eu Sou Você
Mesa 3: “Defensores de Direitos Humanos no Brasil: desafios de lutar pela democracia”
Participantes: Ana Valéria Araújo (Fundo Brasil), Patrícia Oliveira (Rede de Comunidades Contra a Violência/RJ) e Maria Leusa Munduruku (Wakoborun-PA)
Horário: 16h
Assista no Sesc Ideias no Youtube: Youtube.com/SescSP