O Fundo Brasil de Direitos Humanos lança o edital LGBTQIA+ Defendendo Direitos 2023. Serão apoiados pelo menos 20 projetos, com até R$ 40 mil reais cada, totalizando R$ 800.000,00 em doações. Podem apresentar projetos coletivos, grupos e organizações não governamentais com ou sem CNPJ.
Este edital tem como objetivo apoiar a sociedade civil organizada na luta pela garantia dos direitos fundamentais da população LGBTQIA+, que é amplamente atingida por violências diversas, inclusive institucional, além de sub-representação política e falta de acesso às condições básicas de sobrevivência.
Clique aqui para ler agora o texto do edital e as instruções de inscrição.
O período de inscrições vai de 22 de março a 12 de maio de 2023. O resultado do processo de seleção será publicado no site e nas redes sociais do Fundo Brasil a partir de 24 de julho de 2023.
“Queremos apoiar coletivos autônomos, auto-organizados de pessoas LGBTQIA+ lutando por seus direitos”, diz Allyne Andrade, superintendente adjunta do Fundo Brasil. “São inúmeras as situações de violações de direitos dessa população. Assim, estamos olhando para as pessoas LGBTQIA+ jovens, em situação de rua, sem direito à saúde sexual e reprodutiva, egressas do cárcere, entre outros segmentos”, continua.
“Acho importante dizer para os grupos, os coletivos e organizações de pessoas LGBTQIA+, mesmo aquelas que nunca tiveram um apoio antes ou que não têm ainda o CNPJ, que o Fundo Brasil tem uma metodologia de apoio que busca fortalecer o protagonismo dos grupos apoiados, sua capacidade de se organizar e atingir seus objetivos. Mesmo no aspecto financeiro, que gera muitas dúvidas, nossa equipe está preparada para dar suporte durante o período de apoio”, completa Gislene Aniceto, gerente geral do Fundo Brasil.
“O Fundo Brasil tem a convicção de que as pessoas que sofrem violações de direitos estão aptas a propor caminhos de soluções para seus problemas”, afirma Ana Valéria Araújo, superintendente da fundação. “Organizadas em coletivos de luta por direitos humanos, essas pessoas podem ajudar a melhorar a democracia brasileira. Esse segundo edital LGBTQIA+ Defendendo Direitos quer ajudar a fortalecer politicamente essa população”, diz.
O texto completo do edital, as instruções para inscrição e as dúvidas frequentes estão neste link.
Para outras dúvidas, escreva para [email protected].
Mobilização pela democracia
Também está aberto, até 20 de abril, o período de inscrições no edital Mobilização em Defesa dos Espaços Cívicos e da Democracia.
Este edital apoiará a sociedade civil organizada na mobilização e na incidência para a reconstrução e a inovação da experiência de participação popular democrática. Busca-se apoiar propostas voltadas à formação política de base e à reconstrução de espaços tais como conselhos, conferências, comissões e outros.
Conheça os critérios dos editais do Fundo Brasil e inscreva seu grupo. Não deixe para a última hora!
Acompanhe o lançamento do Edital LGBTQIA+ Defendendo Direitos 2023