O Fundo Brasil chegou, neste mês de maio, à marca de R$ 1 milhão arrecadados por meio da Nota Fiscal Paulista. O valor, suficiente para apoiar 25 projetos de defesa de direitos humanos de todo o Brasil, foi obtido ao longo de 10 anos de participação neste programa estadual que permite que qualquer consumidor direcione parte do valor dos impostos pagos por suas compras a causas sociais.
A principal característica do programa Nota Fiscal Paulista é que qualquer compra feita no estado de São Paulo, independentemente de seu valor, pode render uma doação para organizações sem fins lucrativos que lutam por melhores condições de vida para vários segmentos da população. Na prática, a doação é feita sem que consumidores gastem mais – o valor doado é referente a parte do ICMS pago pelo produto adquirido.
Para participar do programa e receber doações, a organização precisa estar inscrita no Comas (Conselho Municipal de Assistência Social). O Fundo Brasil é beneficiário da Nota Fiscal Paulista desde 2010.
O Fundo Brasil agradece a todas e todos que, ao longo desses anos, se cadastraram para fazer doações automáticas a cada compra com emissão de nota fiscal.
Como participar e doar
Desde março de 2017, o processo de doação de Nota Fiscal Paulista passou a ser automático. Este é um facilitador para quem deseja contribuir de forma prática e rápida.
Você acessa apenas uma vez o site ou o aplicativo (Android e iOS) da Nota Fiscal Paulista e escolhe o Fundo Brasil como beneficiário das suas doações automáticas.
Cada vez que você pedir para incluir o seu CPF no pagamento de uma compra ou serviço, o Fundo Brasil receberá parte do valor do imposto como doação.
É seguro e você ainda pode concorrer a prêmios sorteados todos os meses pelo programa Nota Fiscal Paulista.
Veja como é simples participar
O Fundo Brasil
Somos uma fundação independente e sem fins lucrativos, instituída em 2006 por ativistas de direitos humanos. Nossa missão é promover o respeito aos direitos humanos no país, criando mecanismos sustentáveis, inovadores e efetivos para fortalecer organizações da sociedade civil e para desenvolver a filantropia de justiça social.
Por meio de editais, promovemos uma seleção isenta de projetos voltados à defesa de direitos. Além do apoio financeiro, os projetos também contam com acompanhamento qualificado de nossa equipe no sentido de fortalecer o trabalho, com respeito às especificidades e estratégias de cada coletivo, e de consolidar redes de ação.
Desde o início das atividades, em 2006, o Fundo Brasil já destinou mais de R$ 29,5 milhões para apoiar 557 projetos em todas as regiões do país.
Fundo Brasil convida estudantes para ação voluntária pelos direitos humanos. Veja como participar.