O Fundo Brasil acaba de conquistar o Selo Doar, que reconhece boas práticas de gestão e transparência no terceiro setor. O certificado segue parâmetros e critérios nacionais e internacionais para organizações sem fins lucrativos que recebem e destinam recursos a causas sociais e ambientais.
O Selo Doar é concedido pelo Instituto Doar, que tem a missão de ampliar a cultura de doação no Brasil, com vistas a fortalecer a atuação da sociedade civil organizada.
O selo tem como objetivos incentivar, legitimar e destacar o profissionalismo de organizações não-governamentais brasileiras. É um atestado independente de que a organização respeita e segue padrões de gestão profissional e de transparência. Para obtê-lo, as entidades precisam estar adequadas a pelo menos 36 de 44 critérios.
Os critérios podem ser resumidos em cinco grandes áreas: causa e estratégia de atuação; representação e responsabilidade (que assegura legitimidade e cumprimento de responsabilidades assumidas); organização e gestão institucional (que inclui planejamento e monitoramento constante das atividades); estratégias de financiamento (com vistas à sustentabilidade da organização); e transparência, prestação de contas e comunicação.
“O Selo Doar é mais um importante reconhecimento da atuação transparente e responsável do Fundo Brasil. Mostra que estamos no caminho certo no sentido de fortalecer a atuação de grupos e coletivos que defendem direitos fundamentais da cidadania em todo o Brasil”, disse Gislene Aniceto, superintendente adjunta interina e gerente Administrativo-Financeiro da fundação.
Débora Borges, gerente de Relacionamento com a Sociedade, destacou que “o Selo Doar é mais uma garantia para nossas doadores e doadores de que os recursos que investem no Fundo Brasil são integralmente aplicados no objetivo de promover direitos e ajudar a transformar vidas para melhor. As doações são fundamentais para ajudar a sociedade brasileira a construir caminhos independentes e sustentáveis para a luta social”.