O Fundo Brasil de Direitos Humanos realiza na próxima terça-feira, às 21h, no Teatro do Sesc 24 de Maio, o evento “Diálogos Musicais em Direitos Humanos”, que contará com a apresentação de show do projeto Músico Cidadão e participação dos músicos Chico César e Yannick Delass. Na ocasião, será realizada uma ação de mobilização da campanha #NãoTáTranquiloNãoTáFavorável”, realizada pelo Fundo Brasil desde o ano passado.
O projeto Músico Cidadão reúne músicos imigrantes e refugiados que promovem uma troca cultural com brasileiros. O projeto contribui para a inserção desses profissionais no Brasil e revela a música tradicional de países que não fazem parte do eixo europeu-norte-americano.
Em cena, instrumentais como alaúde, derbak, teclado, violão, guitarra, flauta e tambores africanos, além de vozes em sussu, francês, árabe, português e espanhol constroem uma apresentação com linguagem universal, trocas culturais e fusões sonoras.
O cantor, compositor, escritor e jornalista Chico César, nascido em Catolé do Rocha, na Paraíba, começou a vida artística no grupo Jaguaribe Carne, que fazia poesia de vanguarda em João Pessoa, onde também se formou em jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba. É conhecido por canções que são poesias de alto poder de encanto linguístico. Em 2015, lançou “Estado de Poesia”, um disco de inéditas que une a riqueza dos ritmos brasileiros à sonoridade universal.
Yannick Delass é um compositor, cantor e guitarrista original de República Democrática do Congo, com cidadania são-tomense (São Tomé e Príncipe). Sedimentou sua sonoridade plural e aguerrida não só nas suas duas pátrias, mas também em trânsito pelo Gabão, África do Sul, Indonésia, Cabo Verde e Brasil. Sua música é marcada por uma voz reluzente e ancestral.
Diálogos Musicais
A série de shows “Diálogos Musicais em Direitos Humanos” é realizada em parceria com o Sesc São Paulo desde 2009. Por meio da parceria, o Fundo Brasil alcança um de seus principais objetivos: sensibilizar cada vez mais pessoas sobre a importância da defesa dos direitos humanos.
A parceria já contou com apresentações musicais de Teresa Cristina (2016), Letícia Sabatella (2015), Leci Brandão (2014), Carlinhos Antunes e Orquestra Mundana (2013), Fabiana Cozza (2012), Banda Pífanos de Caruaru com Rita Ribeiro (2011), MPB4 e Jair Rodrigues (2010) e MV Bill (2009).
Com essa parceria, o Sesc São Paulo reafirma seu compromisso com a promoção dos direitos humanos e a valorização da educação e da cultura como fundamentais para a transformação social.
Serviço
Diálogos Musicais em Direitos Humanos
Músico Cidadão – com participação de Chico César e Yannick Dellas
Dia 5 de dezembro, às 21h
Local: Sesc 24 de Maio – Rua 24 de Maio, 109 – República
Metrô República
Para informações sobre ingressos, clique aqui.