Os representantes dos projetos apoiados pelo Fundo Brasil, por meio do edital 2013, estiveram reunidos entre os dias 4 e 6 de dezembro, em São Paulo, com o objetivo de ampliar os conhecimentos e promover a troca de experiências acerca da temática “Comunicação e Direitos Humanos”.
Oficinas, debates e grupos de trabalhos colaboraram no sentido de pensar como a comunicação contribui para a construção da cidadania, e dos saberes acerca de direitos fundamentais e do respeito à diversidade sexual, étnica, racial, cultural, de gênero e de crenças religiosas.
No primeiro dia, o encontro propiciou que cada iniciativa compartilhasse sua história através de apresentações que incluíram fotografias e ilustrações, que favoreceram o entendimento do projeto e da organização.
A facilitação das atividades ficou a cargo do jornalista Hugo Fanton que conduziu também, a partir do segundo dia, discussões teóricas sobre a função da comunicação. A ideia era refletir sobre a comunicação como processo de produção e divulgação cultural, e de atuação político-social. “A comunicação contribui com a construção da cidadania e da disputa de poder”, explicou Fanton.
As diversas ferramentas e formas de discursos foram compartilhadas a partir do objetivo central de promover a articulação e mobilização de indivíduos e grupos pela superação de desigualdades. “A efetivação dos direitos humanos perpassa, inclusive pelo direito à comunicação”, disse o jornalista.
Para contribuir na construção de planos de comunicação, grupos de trabalho, divididos por temáticas de atuação, aprofundaram os conteúdos abordados e pensaram em ações que pudessem fortalecer as atividades de comunicação propostas nos projetos apoiados pelo Fundo Brasil. Cientes de suas possibilidades e de sua realidade, os grupos elaboraram planos criativos que incluíram desde media training, para um melhor diálogo com a grande mídia, passando por vídeos e exposição de fotos e até intervenções urbanas, como teatro do oprimido.
O VII Encontro de Projetos é realizado anualmente e reúne os representantes das 20 iniciativas apoiadas por meio do edital anual. As atividades deste ano fazem parte do projeto “Fortalecendo o protagonismo de redes e articulações na promoção de direitos humanos no Brasil”, patrocinado pela Petrobras.