O Fundo Brasil levou mais de 100 ativistas de direitos humanos para participarem de debates na TV aberta, em um total de 60 edições do programa Bom Para Todos, transmitidos ao vivo na Rede TVT (TV dos Trabalhadores) ao longo dos últimos três anos.
A marca foi atingida no âmbito da parceria do Fundo Brasil com a TVT – o objetivo da parceria é ouvir as vozes da sociedade civil organizada no debate público sobre assuntos do dia no cenário brasileiro. Além da audiência da televisão aberta, as transmissões chegaram à audiência de 1 milhão de espectadores no Youtube.
O programa Bom para Todos é transmitido ao vivo diariamente, às 15 horas, apresentado pela jornalista Talita Galli. A participação do Fundo Brasil e convidados é quinzenal. A TVT pode ser sintonizada no canal 44.1 da TV aberta digital. No Youtube, onde a exibição também acontece em tempo real, a emissora tem mais de 844 mil inscritos.
Este alcance vem mostrando a urgência de se discutir direitos humanos a partir de uma perspectiva diversa, de pontos de vista variados, incluindo nesse debate os grupos e coletivos que atuam em diferentes causas, com conhecimento para propor análises e caminhos a partir da experiência concreta de quem tem seus direitos seguidamente violados.
Início da parceria
Tudo começou em 13 de maio de 2019. Nesta data foi ao ar a primeira participação, que falou sobre combate ao racismo e a abolição da escravidão.
Desde então, a fundação é convidada a pautar quinzenalmente os grandes temas do país e, para isso, convida ativistas, grupos apoiados, defensoras e defensores para apresentarem a sua visão e o seu trabalho na luta pela garantia de direitos para todas e todos.
A participação também visa aproximar o público em geral dos debates democráticos sobre os direitos humanos e convidar a audiência a refletir sobre as formas possíveis para alcançar uma vida digna para todo o país na defesa da democracia.
Ainda no primeiro ano da parceria, as participações aconteciam de forma presencial, nos estúdios da TVT, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. Já em 2020, por conta da pandemia, a colaboração ganhou um novo formato, migrando para as ferramentas virtuais.
A experiência online mantém-se em 2022 e tem possibilitado, ao longo deste tempo, participações de norte a sul do Brasil, em debates sempre conectados com os assuntos nacionais de cada momento.
Clique aqui para ter acesso à playlist de programas
12 de julho: Direitos dos povos indígenas em pauta
A próxima participação do Fundo Brasil e convidados no programa Bom Para Todos ocorre nesta terça-feira, 12 de julho, e terá como tema Massacre de Guapoy e o aumento da violência contra os povos indígenas.
O Bom Para Todos vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 16h. A TVT pode ser sintonizada no canal 44.1 da TV aberta digital na região metropolitana de São Paulo ou pelo Youtube.
Assista a todos os programas no canal do YouTube do Fundo Brasil: