O Fundo Brasil de Direitos Humanos lança nesta segunda-feira, 26 de agosto, a segunda edição de seu concurso fotográfico. Com o tema “Combater os retrocessos – existir e resistir à retirada de direitos”, tem o objetivo de destacar a relevância das imagens para a promoção e a defesa de direitos. A participação é aberta exclusivamente a grupos, organizações, coletivos e pessoas que são ou já foram apoiadas pelo Fundo Brasil. O concurso é realizado com apoio da Fundação Tide Setubal.
A ação é um estímulo a que defensoras e defensores de direitos humanos em todo o país melhorem suas habilidades de comunicação e compartilhem imagens inspiradoras ou impactantes de suas lutas.
As inscrições podem ser feitas de 26 de agosto a 27 de outubro de 2019, exclusivamente online. Cada participante pode inscrever até 5 imagens. As dez fotografias finalistas serão selecionadas por uma comissão de especialistas indicada pelo Fundo Brasil.
Clique para ler o regulamento e se inscrever gratuitamente.
As três primeiras colocadas serão escolhidas por votação popular a ser realizada nas redes sociais, e receberão como prêmios equipamentos fotográficos.
Lançamento
O concurso será oficialmente lançado durante um debate online sobre fotografia e direitos humanos, a ser transmitido pelo Facebook.com/FundoBrasil a partir das 19 horas desta segunda-feira, 26 de agosto. O debate terá a participação da fotógrafa Rosa Gauditano, que retrata o cotidiano dos povos indígenas há três décadas; Jeferson Delgado, formado pela Escola de Jornalismo do coletivo Énois, que começou a carreira fotografando bailes funk nas periferias de São Paulo e, atualmente, acompanha a turnê de 30 anos do grupo Racionais; e Gui Christ, fotojornalista e documentarista, autor do livro Marrocos, sobre ocupação no centro da capital paulista.
Veja as imagens premiadas no concurso fotográfico do Fundo Brasil em 2018.
Sobre o Fundo Brasil
É uma organização independente, sem fins lucrativos e que há 13 anos apoia grupos, coletivos, defensoras e defensores dos direitos humanos em todas as regiões do Brasil. A fundação busca meios sustentáveis de destinar recursos às organizações da sociedade civil e promove atividades de formação e articulação entre os grupos apoiados.
Desde 2006, foram mais de R$ 20 milhões doados, 450 projetos apoiados e 10 mil propostas submetidas aos diversos editais públicos lançados.