Desde 2011, o Fundo Brasil apoia grupos que buscam promover os direitos humanos e combatem os impactos negativos resultantes da preparação e da organização da Copa do Mundo no Brasil. Com a aproximação do início do megaevento, a fundação lança um vídeo e uma peça publicitária que pretendem chamar atenção para esse trabalho e apontar para a importância da construção de um legado positivo para a população brasileira, sobretudo para a população impactada.
A peça publicitária vem sendo publicada gratuitamente em revistas, jornais impressos, blogs, sites e redes sociais na internet, por meio de parceira firmada entre o Fundo Brasil e diferentes veículos de todo o País. Essa é a oitava campanha produzida e integra uma série voltada a dar visibilidade a temáticas dos direitos humanos e ao trabalho da fundação que visa a promoção desses direitos. A agência Tarso Estratégia de Comunicação é autora do trabalho.
Já o vídeo, realizado pela produtora Funkee, está disponível no canal do Fundo Brasil no Youtube e pode ser compartilhado, também por meio da nossa página no Facebook.
Projetos apoiados
Com relação à promoção dos direitos de populações impactadas pela Copa, o Fundo Brasil apoiou, desde 2011, seis propostas via editais anuais, e 31 em duas chamadas específicas realizadas com o apoio da Fundação Ford (2012 e 2014). Um total de 37 iniciativas nesse tema, para as quais foi destinado mais de R$ 1 milhão.
A fundação realiza, desde 2007, editais para seleção de projetos e já alcançamos um total de 216 iniciativas apoiadas e 6 milhões de reais destinados a doações. Todos os projetos selecionados estão disponíveis aqui.
Campanhas anteriores
Essa é a segunda vez que o Fundo Brasil lança simultaneamente vídeo e peça publicitária para divulgação de um tema relacionado aos direitos humanos. Em março deste ano, também em parceria com a Tarso, foi lançada uma peça referente ao Dia da Mulher. O vídeo sobre a questão foi produzido especialmente para o Fundo Brasil pelos alunos e alunas do curso de Produção Audiovisual das Faculdades Rio Branco.
Em 2013, as peças da Tarso foram veiculadas nas seguintes datas: Dia do Índio (29 de abril), Abolição da Escravatura (13 de maio), aniversário de 23 anos da promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (13 de julho), Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças (23 de setembro), Dia das Crianças (12 de outubro) e Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de dezembro).