O Fundo Brasil de Direitos Humanos lança nesta sexta-feira, 22 de setembro, o Concurso Fotográfico 2023 – Construindo Futuros Coletivos. O concurso está aberto a fotógrafas e fotógrafos de todo o território nacional e tem como tema a construção de um país com mais justiça social. A pergunta central que guiará a seleção das imagens é a seguinte: como a defesa de direitos, que você ou sua organização fazem, ajuda a construir um futuro melhor?
A 4ª edição do prêmio fotográfico visa destacar a relevância das imagens para comunicar a luta por direitos humanos, e incentivar as organizações, os grupos e os coletivos da sociedade civil a melhorarem sua capacidade de comunicação nessa linguagem: a fotografia.
“Além de valorizar a importância das fotografias e da comunicação para a defesa de direitos, o tema do concurso é um reflexo do período em que ele acontece. Cada edição buscou retratar as principais questões do momento. E agora vivemos um período de retorno dos encontros e das atividades presenciais, um período onde voltamos a pensar e planejar quais serão os nossos próximos passos”, destaca Airan Albino, responsável pelo Concurso Fotográfico e assessor de comunicação do Fundo Brasil.
Como no ano passado, o concurso apresenta duas categorias: categoria GRUPOS APOIADOS, em que concorrem grupos, coletivos e organizações que são ou já foram apoiadas pelo Fundo Brasil; e categoria GERAL, aberta a fotógrafas, fotógrafos e coletivos que nunca foram selecionados para apoio pelo Fundo Brasil.
As inscrições podem ser feitas de 22 de setembro a 20 de outubro de 2023, exclusivamente online. Cada participante pode inscrever até 5 imagens, além da ficha de inscrição e da autorização de uso da imagem, todos submetidos via site. Em caso de dificuldades e/ou dúvidas, o canal de comunicação é via e-mail: [email protected].
Clique para ler o regulamento e se inscrever gratuitamente.
As dez melhores fotos de cada categoria serão submetidas a uma votação popular, depois de selecionadas por uma comissão de especialistas indicada pela fundação.
As três primeiras colocadas de cada categoria serão escolhidas por votação popular a ser realizada via Google Forms, e receberão como prêmios equipamentos fotográficos (1° lugar) e kit de acessórios fotográficos para celular (2° e 3° lugar).
Sobre o Fundo Brasil
É uma organização independente, sem fins lucrativos e que há 16 anos apoia grupos, coletivos, defensoras e defensores dos direitos humanos em todas as regiões do Brasil. A fundação busca meios sustentáveis de destinar recursos às organizações da sociedade civil e promove atividades de formação e articulação entre os grupos apoiados. Desde 2006, foram mais de R$ 50 milhões doados e mais de 1,2 mil projetos apoiados.