O Fundo Brasil lançou, no dia 4 de dezembro, em São Paulo, dois editais para 2014. O evento, realizado em parceria com o Sesc Pinheiros, contou com o show de Carlinhos Antunes e Orquestra Mundana que apresentaram um repertório dedicado a homenagear a artista chilena Violeta Parra, também ativista de direitos humanos.
A fundação vai apoiar, por meio dos editais, projetos de organizações ou indivíduos que atuam na defesa de direitos humanos em todo o país. O Edital Anual 2014 recebe iniciativas que combatam os diversos tipos de discriminação e a violência institucional, aquela cometida por ação ou omissão do estado e suas instituições. Já a chamada específica Megaeventos esportivos e direitos humanos, realizada em parceria com Fundação Ford, tem o foco na defesa e na promoção de direitos humanos de grupos ou comunidades vulneráveis aos impactos das obras para a Copa do Mundo e Olimpíadas, nas cidades sede das competições.
Marina Herrero e Cleverson Rago, ambos representando o Sesc-SP, deram as boas-vindas aos espectadores. Ainda na abertura do evento, foi apresentado o novo vídeo institucional do Fundo Brasil e por fim, Sergio Haddad, diretor-presidente da fundação, deu outras informações sobre os editais e desejou bom show a todos.
Durante a apresentação, Carlinhos Antunes fez falas específicas que lembraram as lutas e temáticas dos direitos humanos e a questão indígena ganhou destaque especial, emocionando o público. O concerto “Violeta Terna e Eterna” teve a participação especial do músico paulistano Renato Braz.
A cantora, compositora, folclorista Violeta Parra dedicou sua carreira a cultura popular e a luta contra a injustiça social e a opressão, espalhando seu talento pela América Latina e Europa. O repertório incluiu canções da compositora e de artistas influenciados por ela, como Milton Nascimento e Mercedez Sosa.