O Fundo Brasil de Direitos Humanos participou, junto a outras dez organizações, do 6º Encontro de Fundos e Programas de Pequenos Projetos da América do Sul, realizado em La Paz (Bolívia), entre os dias 11 e 13 de setembro.
Com o intuito de compartilhar experiências e iniciativas, o evento estabeleceu os objetivos para a consolidação de um coletivo de organizações. Planejamento estratégico, organização institucional e a realização de monitoramentos foram algumas das temáticas abordadas. O coletivo também definiu suas especificidades, que incluem participação voluntária e igualdade de obrigações e direitos dos membros.
O encontro, que teve o apoio da Pão para o Mundo (PPM) foi organizado pela Oficina Conjunta de Projetos (OCP), em parceria com a Unión Nacional de Instituciones para el Trabajo de Accion Social (Unitas).
Participaram dos diálogos a Fundação Luterana de Diaconia (FLD), a Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE) e a Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional do Brasil (Fase); Oficina Conjunta de Proyectos (OCP) e o Centro Regional Ecuménico de Asesoria y Servicio (Creas), da Argentina; a Unitas, da Bolívia; a Corporación de Servicio a Proyectos de Desarrollo (Podion), da Colômbia; Aportes para el Desarrollo Humano (Aportes), do Peru; a Corporación Fondo Agil (CEP), do Equador e a Alianza para el Desarrolllo de Pequenos Proyectos (ADPP), do Paraguai.
O próximo evento deve acontecer em Porto Alegre (RS) em 2014. Seu enfoque será o intercâmbio de processos de planejamento, monitoramento e avaliação (PMA) entre as organizações da América do Sul.
Outras atividades
Além das discussões, os participantes puderam conhecer três iniciativas. Na cidade de El Alto, visitaram o Movimento Educativo Jovens pela Leitura, do Movimiento Jóvenes por el Cambio (MJC) e do Centro de Acciones por el Desarrollo, la Educación y la Cultura (Cadec), com apoio do fundo da Unitas. Por meio de oficinas de leitura crítica de textos sobre violência e relações de gênero, crianças e jovens de diversas escolas do município refletem sobre suas próprias experiências de vida. Ao final do processo pedagógico, elaboram pequenos livros que expressam experiências vividas e suas visões de mundo.
Em La Paz, a visita foi à sede do Centro de Serviços para la Familia y el Desarrollo (Cesefade), que abarca vários grupos de economia solidária. Também foi possível conhecer o trabalho do grupo Manos Jovenes, formado por jovens da cidade de El Alto, e do grupo de mulheres Aini Art, de La Paz, com trabalhos artesanais em madeira e couro.