Dando continuidade às formações anteriores, o Fundo Brasil realiza de 6 a 8 de maio, em São Paulo, a 2ª Oficina de Redes. A atividade que faz parte do projeto “Fortalecendo o protagonismo de redes e articulações na promoção de direitos humanos no Brasil”. Patrocinado pela Petrobras, o projeto visa desenvolver estratégias de comunicação para expandir o impacto de ação desses grupos.
Esta edição terá como tema o “Direito à Comunicação e produção de conteúdos” e foi escolhido para dar continuidade aos encontros de formação anteriores, quando os integrantes das redes de direitos humanos puderam construir coletivamente planos de comunicação a serem conduzidos ao longo de 2014. Os grupos participantes discutirão produção de comunicação contra-hegemônica, o funcionamento e estrutura de rádio, TV e internet e ainda devem debater o atual cenário político.
Pela primeira vez estarão reunidas todas as redes apoiadas pelo projeto; as formações anteriores aconteceram nas cidades do Rio de Janeiro (novembro/2013), que abarcou os grupos que debatem o genocídio da juventude negra; em São Paulo (dezembro/2013), que reuniu as redes de enfrentamento à violência contra mulheres e população LGBT, proteção de defensores de direitos humanos e promoção do direito à cidade; e em Brasília (abril/2014), onde comunidades quilombolas e povos indígenas debateram a defesa do direito à terra e ao território.
Paralelo à 2ª edição da Oficina de Redes acontece na quarta-feira, a partir das 19h, o lançamento da campanha “Somos todx defensores”, com a realização de uma roda de conversa. A campanha é desenvolvida pela Plataforma de Direitos Humanos – Dhesca Brasil, pelo Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação e pelo Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH). Outras informações sobre o evento a href=”/v2/pt/news/view/roda-de-conversa-marca-lancamento-da-campanha-somos-todxs-defensorxs” target=”_blank”>aqui.