A 4ª Oficina de Redes do projeto “Fortalecendo o protagonismo de redes e articulações na promoção de direitos humanos no Brasil” vai reunir ativistas de direitos humanos de todo país nos dias 3, 4 e 5 de novembro, em São Paulo. Eles vão apresentar as atividades resultantes do projeto realizado pelo Fundo Brasil de Direitos Humanos, com patrocínio da Petrobras.
Os trabalhos realizados, as dificuldades encontradas no caminho e a troca de ideias entre os participantes estão na pauta do encontro, que será encerrado com uma avaliação dos processos e debate sobre as perspectivas futuras.
O projeto foi criado para ajudar as redes que atuam na defesa dos direitos humanos a desenvolver estratégias de comunicação e, dessa forma, aumentar a visibilidade e reconhecimento de suas causas.
Isso foi feito por meio de oficinas temáticas realizadas ao longo do ano. Elas foram planejadas para capacitar os integrantes das redes a usar de forma eficiente as estratégias de comunicação.
Um dos princípios do projeto é fortalecer a comunicação como um direito humano. Entre os objetivos está a formação dos integrantes das redes a utilizar as novas tecnologias de informação.
Seis redes participaram de todo o processo. Elas defendem causas como o combate à violência contra a mulher e população LGBT, proteção dos defensores de direitos humanos ameaçados de morte, direito de comunidades quilombolas e povos indígenas à terra e ao território, impactos causados pela Copa do Mundo e Olimpíadas 2016 no Brasil e enfrentamento à violência contra a juventude negra.
Nos debates e oficinas, ficou clara a necessidade de os ativistas dos direitos humanos usarem técnicas da comunicação e linguagem adequada para conquistar a atenção do público e, em consequência, para suas causas.