O Fundo Brasil criou em 2014 a linha especial Justiça Criminal para fortalecer organizações que atuam nessa temática, com o objetivo de transformar ou contribuir para a implantação de políticas públicas. A linha especial até agora apoia projetos em São Paulo, Rio de Janeiro e no Nordeste (aqui com um olhar específico para a questão racial) e já possibilitou a doação de mais de R$ 2 milhões a dez organizações. A linha especial é desenvolvida em parcerias com as fundações OAK e Open Society.
Os novos apoios em 2017 permitirão apoiar organizações que combatem as violações de direitos humanos de pessoas encarceradas sob o regime de prisão provisória, aquela em que a pessoa é presa sem condenação definitiva, ou seja, antes do trânsito em julgado da sentença. A ideia é contemplar também outras regiões do país.
Foi realizada uma pesquisa/mapeamento dos grupos e organizações brasileiras que desenvolvem ações relacionadas ao campo da Justiça Criminal e, a partir desse levantamento, organizações que atuam no tema prisão provisória são convidadas a apresentar projetos para análise do Fundo Brasil e comitê independente.
Saiba mais sobre os projetos já apoiados em São Paulo e Rio de Janeiro.
Saiba mais sobre os projetos já apoiados no Nordeste.
Fundo Brasil
O Fundo Brasil é uma fundação independente, sem fins lucrativos, que tem a proposta inovadora de construir mecanismos sustentáveis para destinar recursos a defensores e defensoras de direitos humanos em todas as regiões do pais.
A fundação atua como uma ponte, um elo de ligação entre organizações locais e potenciais doadores de recursos.
Em dez anos de atuação, a fundação já destinou R$ 12 milhões a cerca de 300 projetos em todas as regiões do país. Além da doação de recursos, os projetos selecionados são apoiados por meio de atividades de formação e visitas de monitoramento que fortalecem as organizações de direitos humanos.
Saiba mais
Acompanhe nossas redes sociais: Facebook e Twitter.