Grupos apoiados pelo Fundo Brasil no Ceará foram visitados pela coordenadora de projetos da fundação, Taciana Gouveia, e pelo assessor de projetos Pedro Lagatta na última semana de abril.
As visitas de monitoramento a organizações apoiadas têm o objetivo de oferecer assistência técnica e estratégica. São também uma oportunidade de ver de perto a realidade local e fazer uma avaliação do trabalho em conjunto.
Além dessas visitas, os projetos recebem acompanhamento permanente do Fundo Brasil.
Foram visitados os seguintes projetos:
Comissão Nacional de Juventude Indígena – Região Nordeste
O grupo desenvolve o projeto “Na defesa do direito à vida e contra a violência sofrida pela juventude indígena do Ceará”, que tem o objetivo de mobilizar e capacitar a juventude indígena do Ceará em relação às violações dos direitos em um contexto em que os retrocessos são impulsionados pelo Congresso Nacional, principalmente pela bancada ruralista.
A juventude indígena atua na linha de frente ao lado de lideranças tradicionais na defesa de seus territórios. Por causa disso, é alvo de violência e preconceitos.
Comitê Cearense pela Desmilitarização da Polícia e da Política
O projeto apoiado é o “Polícia para quem? Desmilitarização da segurança pública frente ao extermínio da juventude pobre e negra”, que realiza ações para estimular o protagonismo de jovens vítimas do militarismo na segurança pública e promover ações de diálogo com os diversos sujeitos sociais que residem em áreas onde o militarismo é mais letal e violador de direitos.
O comitê promove oficinas, seminários, audiências públicas e prepara uma cartilha sobre o tema.
Articulação Antinuclear do Ceará
A organização realiza a “Campanha antinuclear no Ceará: em defesa da vida, da água e por justiça ambiental”, que tem o objetivo de instituir um controle social sobre a atuação do Consórcio Santa Quitéria, um acordo entre a empresa pública Indústrias Nucleares do Brasil, a empresa privada Galvani Indústria, Comércio e Serviço e o governo do Ceará para a produção de energia nuclear e fertilizantes.
Por meio de uma campanha de advocacy, o projeto atua sobre os impactos socioambientais que a obra provocará na região destinada a recebê-la. A intenção é garantir que as populações camponesas possam preservar seus modos de vida e de trabalho tradicionais.
Fundo Brasil
O Fundo Brasil é uma fundação independente, sem fins lucrativos, que tem a proposta inovadora de construir mecanismos sustentáveis para destinar recursos a defensores e defensoras de direitos humanos em todas as regiões do pais.
A fundação atua como uma ponte, um elo de ligação entre organizações locais e potenciais doadores de recursos.
Em dez anos de atuação, a fundação já destinou R$ 12 milhões a cerca de 300 projetos em todas as regiões do país. Além da doação de recursos, os projetos selecionados são apoiados por meio de atividades de formação e visitas de monitoramento que fortalecem as organizações de direitos humanos.
Saiba mais
Acompanhe nossas redes sociais: Facebook e Twitter.
Para doar, clique aqui.