Combater a violência contra os Guarani-Kaiowá, no Mato Grosso do Sul, e defender os direitos das mulheres indígenas de Putyra Kapuamo, no Amazonas, são os principais objetivos de dois dos 21 projetos selecionados pelo Fundo Brasil no Edital Anual 2012.
A Associação das Comunidades Indígenas de Putyra Kapuamo – ACIPK (Amazonas) está à frente do Projeto de conscientização sobre os direitos humanos indígenas e de combate à violação dos direitos da mulher. Por meio de oficinas e distribuição de material informativo, a proposta é levar conhecimentos sobre a Lei Maria da Penha 17 comunidades da região.
Já Tonico Benites, indígena Guarani-Kaiowá, do Mato Grosso do Sul, vai realizar um levantamento in loco para mapear a violência praticada contra famílias indígenas desse povo e encaminhar denúncias às autoridades competentes.
Outros projetos
Dentro do foco de combate à discriminação e à violência institucional, o Fundo Brasil também apoiará neste ano ações relacionadas a questões raciais; trabalhos voltados à defesa dos direitos de quilombolas e outras comunidades tradicionais, especialmente no tema do acesso a terra e território; a luta por direitos de crianças e adolescentes em situação de risco e do público LGBT.
As informações detalhadas sobre cada um dos 21 projetos selecionados no Edital Anual 2012 começaram a ser disponibilizadas em nosso site nesta semana. Além dos projetos voltados à defesa dos direitos de povos indígenas, divulgados hoje, já foram publicadas as iniciativas diretamente relacionadas aos direitos das mulheres, de pessoas que vivem com HIV/Aids e de populações impactadas pela realização de megaeventos esportivos no País – Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016. Confira nos links abaixo.
Sobre Edital Específico
Além do Edital Anual, cujo resultado foi divulgado no dia 29 de junho, o Fundo Brasil encerrou no dia 23 de julho as inscrições de seu primeiro Edital Específico – Direitos Humanos e Desenvolvimento Urbano. O resultado dessa seleção será divulgado neste site a partir de 24 de setembro de 2012.
Projetos publicados
Direitos das Mulheres
Coletivo de Mulheres do Calafate (Bahia)
Coletivo de Mulheres do Calafate: 20 anos em defesa dos direitos humanos das mulheres do Calafate
Gempac – Grupo de Mulheres Prostitutas do Estado do Pará
Zona de Direito: Núcleo de Comunicação do Gempac
Associação de Mulheres Trabalhadoras Rurais de Lago do Junco e Lago dos Rodrigues – AMTR (Maranhão)
Projeto Transcender: Quebradeiras de Coco Babaçu ultrapassando limites na busca da visibilidade e igualdade social na região do Médio Mearim
Pessoas que vivem com HIV/Aids
Grupo de Trabalhos em Prevenção Posithivo (GTP+)
Fortalecer para superar preconceitos
Populações impactadas por megaeventos esportivos
Coletivo Flor de Urucum – Assessoria em Direitos Humanos, Comunicação e Justiça (Ceará)
A comunidade dá as coordenadas!: mapeamentos sociais de territórios em conflitos socioambientais em Fortaleza (Ceará)
Instituto Jubileu Sul Brasil (São Paulo)
Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa e Olimpíadas: monitorando violações de direitos humanos e articulando ações integradas para resistência e participação popular
A previsão é que as atividades comecem a partir de agosto.